O dia de Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa e é celebrado pela igreja Católica, com missa e procissão na quinta-feira. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-se com a missão de levar esta boa nova para todas as pessoas.
Em Angra dos Reis, a procissão deste ano sairá do Morro do Peres, da comunidade católica Santa Isabel, na quinta-feira, 11, às 9h, percorrerá ruas do Morro do Carmo e passará pelo tapete que será ornamentado com flores , serragem, palha, borra de café e diversos outros materiais, na Rua do Comércio.
A Prefeitura de Angra e a Fundação de Cultura tradicionalmente são responsáveis pela aquisição dos materiais do tapete da Rua do Comércio, que é montado pelas diversas comunidades religiosas do município. A movimentação de ornamentação sempre começa na madrugada, com os fiéis chegando com os desenhos e montando-os nos quarteirões. Após a confecção dos desenhos, com temas religiosos, os espaços são preenchidos com os materiais formando um lindo tapete em toda a extensão da principal rua do município.