Exposição de cartões-postais no Centro Cultural

Mostra terá cartões feitos por alunos da rede municipal e de antigas paisagens angrenses

Quarta-Feira, 03/06/2009 | .

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra dos Reis irá promover a exposição “Conhecendo Angra e o Mundo Através de Cartões-Postais”. A mostra ficará no Teatro Municipal de Angra, localizado no Centro Cultural Teófilo Massad, do dia 9 a 29 de junho, de 9h às 12h e de 14h às 17h, com entrada franca. O objetivo da exposição é ressaltar o significado e a importância do cartão-postal, principalmente para uma cidade turística como Angra, que por meio dos cartões é divulgada mundo afora.

 O cartão-postal é uma forma rápida e criativa de comunicação, que sobrevive através dos tempos, mesmo com todos os avanços tecnológicos e com a internet. Isso porque desperta uma afetividade que nenhuma tecnologia foi capaz de substituir, e por isso mesmo é colecionado por pessoas do mundo inteiro. Eles também servem de registro histórico de várias localidades, por retratar paisagens de diversas épocas. O cartão-postal ganhou popularidade na Belle Époque e seu auge foi de 1890 até meados da década de 1930.

 A exposição convida a todos para uma viagem na história através dos cartões-postais. Muitos dos cartões foram confeccionados pelos alunos da rede municipal, em oficinas coordenadas pela professora Ana Maris Ribeiro, que também organiza a exposição. A professora começou a realizar oficinas de cartões-postais na década de 1990 e também é colecionadora.

 – Os cartões-postais representam uma importante forma de comunicação em que os alunos exercitam a capacidade de expressão artística  e através da linguagem escrita, pois transmitem uma mensagem e seus sentimentos em poucas palavras – disse Ana Maris. Além dos cartões feitos pelos alunos, frutos de trabalhos multidisciplinares e inspirados em localidades angrenses, como Provetá, Garatucaia, Araçatiba, etc, a exposição também terá cartões-postais comerciais de Angra antiga, de outras cidades brasileiras e também outros países, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra. Muitos desses cartões foram doados por colecionadores.

 No dia 17, haverá uma premiação para os donos dos melhores trabalhos, além de atrações de dança e música. Junto com a exposição, entre os dias 17 e 26, também serão feitas oficinas sobre temas variados, de alimentação light à cultura indígena. Durante as oficinas, os alunos da rede municipal irão confeccionar novos cartões-postais relacionados aos temas abordados. Esses cartões farão parte de uma nova exposição no ano que vem.


PROGRAMAÇÃO

“Fast Food Light” e Obesidade
Data e hora: 17/06, 9h30
Palestrantes: Célia e Thaís – nutricionistas

Artesanato com Materiais Recicláveis
Data e hora: 18/06, 14h
Palestrantes: Luciana Badaró, Maria Beatriz Quintas e Carla Barbosa

Centro Histórico
Data e hora: 19/06, 9h30
Palestrantes: Ana Maris e Luciana Badaró

Diversidade
Data e hora: 25/06, 9h30
Palestrantes: Rosa Falcão e Luiza Helena

Ecossistemas de Angra dos Reis
Data e hora: 25/06, 14h
Palestrante: Maria de Fátima e Wellington

Cultura Indígena
Data e hora: 26/06, 9h30
Palestrantes: Ana Maris Ribeiro e Luciana Badaró

Secretarias relacionadas: