A Prefeitura de Angra dos Reis através da Fundação de Saúde (Fusar) está promovendo um mutirão de desratização nas vias públicas do bairro de Monsuaba. Cerca de 40 agentes trabalham na operação, sendo 39 do Controle de Endemias da Fusar e um da Defesa Civil.
O mutirão está sendo sendo coordenado pela Coordenação de Zoonoses da Superintendência de Vigilância em Saúde da Fusar. Foi iniciado no dia 2 de junho e terá continuidade nos dias 4 e 9 de junho.
Os agentes estão percorrendo as vias, fazendo limpeza e colocando veneno nos possíveis esconderijos. Somente as moradias que, comprovadamente estiverem infestadas por ratos é que estão sendo visitadas pela equipe.
A Prefeitura de Angra solicita a colaboração dos moradores para manterem as residências e quintais sempre limpos porque o lixo é o maior atrator dos roedores.
Veja como evitar a proliferação de ratos em seu bairro
Ratos são animais de hábitos noturnos. Se alimentam à noite e durante o dia ficam escondidos em bueiros, lixões e esgotos . Já os camundongos procuram abrigos em armários, entulho de quintal e despensas.
Além de doença intestinal , por conta de alimentos contaminados, os ratos podem transmitir leptospirose e peste bubônica.
Como prevenir
· Guarde bem os alimentos dentro de armários
· Coloque o lixo em sacos plásticos, dentro de uma lata fechada
· As ratazanas precisam ingerir 15ml de água por dia, por isso evite deixar recipientes que acumulem água pela casa.
· Não deixar acumular entulho no quintal. Materiais acumulados também merecem atenção especial. Devem ser removidos de lugar a cada 15 dias
· Colocar o lixo na rua somente na hora da coleta
· Colocar ralos do tipo abre e fecha
· Vedar frestas ou vãos que possam servir de entradas para ratos
· Não deixar exposta a alimentação de animais domésticos, principalmente à noite
· Inspecionar periodicamente caixas de papelão, armários, gavetas e todo tipo de material que possa servir de abrigo ou transporte para camundongos