O projeto de padronização do uniforme escolar da rede municipal de educação de Angra, batizado de Projeto Aluno Cidadão, está prestes a se tornar realidade. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, está viabilizando cerca de R$ 5 milhões, ao longo de quatro anos, que foram programados dentro das contrapartidas da Eletronuclear em projetos para o município.
O prefeito Tuca Jordão, segundo informa a secretária Luciane Rabha, já aprovou a idéia, e sugeriu que fosse montada uma cooperativa para geração de emprego e renda às costureiras do município.
– O prefeito Tuca quer fomentar a economia, e prevê que esta seja uma oportunidade excelente, porque uniformizar os 23.745 alunos, distribuídos em 66 unidades do município, será um desafio e terá um custo alto. Com a cooperativa, que será educacional, não será necessária a licitação para a confecção dos uniformes. Apenas para a mochila, tênis, kit de higiene bucal e para o kit escolar, que é algo que já fornecemos – informou a secretária, que contou ainda que o aluno ganhará além da bermuda, short/saia e a camiseta, o uniforme de inverno também.
Os alunos dos anos iniciais (da creche ao 5º ano de escolaridade) ganharão o kit completo , mas os alunos dos anos finais ganharão apenas a camiseta e, possivelmente, o uniforme para educação física. A secretaria está organizando, também, a produção de uma carteirinha estudantil, para facilitar a identificação dos alunos e ser utilizada para entrada de cinema, teatro, e outros locais onde o estudante paga meia entrada.