Ecomuseu na Praia de Dois Rios, na Ilha Grande

Prefeito Tuca Jordão participou da inauguração com o governador Sérgio Cabral

Segunda-Feira, 08/06/2009 | .

 

O prefeito Tuca Jordão, representando o município de Angra dos Reis, participou, junto com o governador Sérgio Cabral e o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, da inauguração do primeiro núcleo do Complexo Ecomuseu da Ilha Grande: o Museu do Cárcere, na Praia de Dois Rios.

A inauguração, na noite de sexta-feira, 5, reuniu diversas autoridades da área cultural do estado. O secretário de Governo e Defesa Civil de Angra, Carlos Alexandre Soares e o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, também participaram do evento.

- A inauguração deste museu é de suma importância para o nosso município e concretiza positivamente mais uma etapa da gestão da Uerj na Ilha Grande. O município só tem a agradecer. A presença de nosso governador ao evento é mais uma prova de que ele vem dispensando carinho especial ao município- disse Tuca Jordão, que também acompanhou o governador numa visita a Paraty, horas antes.

O Museu do Cárcere ocupa quatro salas do antigo presídio da Ilha Grande, que foram totalmente restauradas e está abrigando sua primeira exposição fotográfica sobre a história e a cultura da ilha.

O Museu do Cárcere se localiza a 12 quilômetros da Vila do Abraão. A sala de exposições fica no espaço onde funcionava a padaria do presídio, local em que ainda existe um velho forno a lenha e duas máquinas de virar massa. A entrada do museu é pelo portal da ruína que sobrou da demolição do presídio.



Secretarias relacionadas: