Desratização em Monsuaba

Prefeitura iniciará mutirão no Parque Mambucaba e região a partir da terça-feira, 16

Terça-Feira, 09/06/2009 | .

Os mutirões de desratização no bairro de Monsuaba, efetuados nos dias 2, 4 e 9  de junho pela prefeitura através da Fusar, foram um sucesso.  Cerca de 33 agentes trabalharam na operação, sendo 15 do Controle de Zoonoses e os demais do Controle de Endemias e da Defesa Civil.

Os agentes percorreram ruas, morros e valões, fazendo limpeza e colocando veneno nos ninheiros, que são os possíveis esconderijos dos ratos. Algumas residências também foram visitadas e além do trabalho de iscagem e reiscagem (colocação de veneno), panfletos foram distribuídos no bairro para a conscientização dos moradores.

– Eu fico muito contente com esse trabalho. Sempre entravam ratos na minha casa e já tentamos, por nossa conta, colocar veneno, mas eles sempre voltam. Agora, a quantidade da infestação diminuiu bastante – contou uma moradora da Rua Abílio Alapenha, visitada pelo mutirão na terça-feira, 9.

O trabalho está sendo sendo realizado pela Coordenação de Zoonoses da Superintendência de Vigilância em Saúde da Fusar.  E há um cronograma para outros mutirões que serão realizados em vários bairros do município. Os próximos a receberem os agentes são o Parque Mambucaba, Bracuí e toda a região do Sertão do Perequê, a partir do dia 16. O Frade também será visitado, no mês de julho.

Na quarta-feira, 10, a Praia do Bonfim e a Vila Velha receberão os agentes para a reiscagem, que terminarão o trabalho iniciado na semana passada.

Enquanto isso, a Prefeitura de Angra solicita a colaboração dos moradores para manterem as residências e quintais sempre limpos, porque o lixo é o maior atrator dos roedores.

Veja como evitar a proliferação de ratos em seu bairro

Ratos são animais de hábitos noturnos. Alimentam-se à noite, e durante o dia ficam escondidos em bueiros, lixões e esgotos . Já os camundongos procuram abrigos em armários, entulho de quintal e despensas.

Além de doença intestinal , por conta de alimentos contaminados, os ratos podem transmitir leptospirose e peste bubônica.

Como prevenir

·  Guarde bem os alimentos dentro de armários

·  Coloque o lixo em sacos plásticos, dentro de uma lata fechada

·  As ratazanas precisam ingerir 15ml de água por dia, por isso evite deixar recipientes que acumulem água pela casa.

·  Não deixar juntar entulho no quintal. Materiais acumulados também merecem atenção especial. Devem ser removidos de lugar a cada 15 dias

·  Colocar o lixo na rua somente na hora da coleta

·  Colocar ralos do tipo abre e fecha

·  Vedar frestas ou vãos que possam servir de entradas para ratos

·  Não deixar exposta a alimentação de animais domésticos, principalmente à noite

·  Inspecionar periodicamente caixas de papelão, armários, gavetas e todo tipo de material que possa servir de abrigo ou transporte para camundongos

Secretarias relacionadas: