Reunião com moradores do Santo Antônio

Comunidades de Angra discute saúde, educação e economia local. No Monte Castelo, cursos começam neste mês

Quarta-Feira, 10/06/2009 | .

O Programa Comunidades de Angra realizou nessa terça-feira, dia 9, sua terceira reunião no Morro do Santo Antônio com moradores locais. O objetivo foi discutir questões relacionadas aos temas trabalho e renda; saúde e assistência social; e educação, cultura, esporte e lazer.  Os moradores falaram sobre a realidade local, apontando aspectos positivos e negativos ligados aos temas propostos. Os dados servirão de base para que a própria comunidade, com o auxilio dos agentes do programa, elabore ações para a melhoria do bairro, o que será feito nas próximas reuniões. Os moradores também receberam  uma planilha com um pouco sobre a história do local, com base em depoimentos dos participantes das reuniões anteriores.

 Os moradores reclamaram da falta de creche no local e da distância das escolas municipais mais próximas, mas elogiaram o transporte escolar e a qualidade no ensino das escolas municipais, consideradas de bom nível. Os moradores destacaram a quantidade de jovens e adultos analfabetos, semianalfabetos ou desqualificados para o mercado de trabalho e a falta de cursos profissionalizantes gratuitos. A comunidade também reclamou da falta de quadras e espaços para práticas esportivas.

 Os moradores elogiaram o atendimento do ESF, mais reivindicaram maior agilidade na entrega de exames. As campanhas preventivas e programas existentes na área de saúde também mereceram elogios, apesar de, segundo eles, haver pouca divulgação das mesmas. Os moradores disseram não existir programas de orientação e recuperação voltados para dependentes químicos.

 Sobre trabalho e renda, os participantes da reunião fizeram algumas considerações que contribuíram para uma visão básica da economia local. Os principais empregadores da mão-de-obra da comunidade são Furnas, Brasfels e empresas terceirizadas da Prefeitura de Angra, mas há muitos moradores desempregados ou na economia informal. Eles ressaltaram que não há cooperativas no bairro, geralmente fontes geradoras de renda.

REALIZAÇÕES RECENTES
 O Programa Comunidades de Angra é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis com o objetivo de ampliar o espaço de participação comunitária em direção ao desenvolvimento sustentável do município. A implementação do programa não se limita às reuniões (fase de planejamento) e suas ações são contínuas nas comunidades que já foram visitadas. Com base no planejamento feito durante a passagem do programa, o Morro da Fortaleza recebeu novas ruas, quadra poliesportiva e praça pública. As inaugurações foram feitas na semana passada pelo prefeito Tuca Jordão. Já no Monte Castelo, comunidade também visitada pelo programa, atendendo a pedidos dos moradores, as turmas dos cursos de Confeitaria Básica e Pizzaiolo Gourmet já foram fechadas e começam ainda neste mês. Os cursos são uma parceria da Prefeitura de Angra com o Senac e a Fecomércio. Também no Monte Castelo será iniciado um módulo do Projeto Teclar no próximo dia 26.

Secretarias relacionadas: