O prefeito Tuca Jordão esteve na Vila do Abraão, Ilha Grande, na terça-feira, 16, junto com o vice-prefeito Essiomar Gomes e seu secretariado, para ouvir dos moradores suas prioridades para investimentos no bairro. Esta iniciativa faz parte da proposta do governo de participar, junto com a comunidade, das decisões relativas a empreendimentos a serem executados em suas comunidades. Um compromisso assumido pelo prefeito com a população, que respeita as necessidades de cada um. O prefeito Tuca tem visitado os bairros periodicamente.
-O papel que a nossa população nos demandou é esse: buscar entendimento. Não adianta fazer ações na vila que não atendam as necessidades dos moradores. O meu mote é para uma gestão pública eficiente e com qualidade. Tenho um secretariado de peso e apoio de entidades-disse o prefeito, que formou uma mesa durante o encontro tendo ao seu lado, além da equipe de governo, o presidente do Convention Bureau da Iha Grande, Eduardo Galante, e representantes da Capitania dos Portos, da Polícia Militar e da Associação de Moradores da Vila do Abraão.
Moradores (pousadeiros, comerciantes e representantes de diversas entidades) se reuniram na sede do Parque Estadual da Ilha Grande e passaram para o prefeito Tuca uma pauta de prioridades para o bairro. A Vila do Abraão é o portão de turismo da Ilha Grande. Noventa por cento da vila vivem direta ou indiretamente do turismo.
-Estamos realizando a construção de um novo cais, com mais estrutura para receber as embarcações que chegam à vila. Temos um projeto de urbanização, o Projeto Orla, que vai contemplar todo o município, inclusive o Abraão. Além disso, estamos viabilizando a implantação de uma creche, pavimentando ruas, fiscalizando e regulamentando obras e comércio local-disse o prefeito. No Abraão existem 40 saveiros envolvidos diretamente com o turismo.
As prioridades dos moradores do Abraão são básicas. Eles desejam melhorias nos serviços dos Correios e uma agência bancária, o que já está sendo acertado entre a Prefeitura de Angra e a presidência da empresa, e melhor atendimento nos serviços de transporte marítimo, oferecido pela Barcas S/A. Outra providência que já foi tomada, através de reuniões entre o governo municipal, o Poder Legislativo e a empresa concessionária.
Quanto ao saneamento básico, Tuca Jordão adiantou que já está sendo feita pelo Saae drenagem nas ruas, e que serão instalados filtros de água junto com a montagem do reservatório, que terá a capacidade para 60 mil litros, além da instalação de geradores nas seis estações elevatórias que conduzem o esgoto até a estação de tratamento.
O prefeito Tuca anunciou aos moradores a compra do motor para a lancha ‘Loretti‘, que deve chegar em 60 dias do Rio Grande do Sul. A embarcação ajuda como salva-vidas na baía. A compra de uma nova ambulância para atender o Pai e a ESF Paulo César Siqueira Lisboa, que atende 780 famílias e milhares de moradores e turistas. A pavimentação de ruas, a reforma da Casa de Cultura e da quadra, que vai ser revitalizada e ganhará uma cobertura, como as do continente.
O comandante Lopes Júnior anunciou a implantação de um posto avançado da Capitania dos Portos, e o secretário de Fazenda, Roberto Peixoto, a chegada da Secretaria de Fazenda Itinerante em julho, que oferecerá serviços. O objetivo é prover facilidades de modo a viabilizar o fomento da arrecadação de tributos e a legalização do comércio informal e ambulantes.
O prefeito Tuca Jordão com a sua comitiva, após a reunião, andou pelas ruas da vila e visitou o posto de saúde e as sedes do Saae e da Subprefeitura.
-A vinda do prefeito à Vila do Abraão nos reanima e esperamos que na sua gestão todas essas questões sejam encaminhadas-falou César Santos, que tem uma pousada no bairro.