Cmuma aprova projeto de Angra 3

Conselheiros solicitaram explicações à Eletronuclear para aprovar projeto

Sexta-Feira, 19/06/2009 | .

 


O Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Angra dos Reis (Cmuma) aprovou, em reunião extraordinária, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na noite de quinta-feira, 18, o projeto de instalação da unidade 3 da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto.

O Cmuma é formado por representantes distritais de associações de moradores, governo municipal, entidades de classe e ambientais, sindicatos e diversos outros segmentos,

O projeto foi levado para a apreciação e votação dos conselheiros do Cmuma, seguindo o fluxo de exigências legais para a liberação da Licença de Uso do Solo para Angra 3, que deverá ser liberada brevemente pela prefeitura, conforme informações do secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet, que coordenou a mesa do evento.

Ricardo, ao abrir os trabalhos, garantiu que o município está caminhando satisfatoriamente e com total transparência pelo processo de discussão com a Eletronuclear para a liberação da licença do uso do solo, afirmando que ela deverá ser expedida pela prefeitura dentro de alguns dias. Explicou que a reunião extra estava sendo realizada para atender solicitação dos conselheiros, que necessitavam de mais informações sobre o projeto e as contrapartidas de Angra 3.

Durante a explanação, Ricardo apresentou um quadro mostrando como a prefeitura irá aplicar os investimentos da contrapartida acordada com a Eletronuclear, no valor de R$150.444 milhões. Afirmou que os recursos irão contemplar todos os bairros e serão direcionados principalmente para as áreas de educação, saúde, saneamento e meio ambiente, citando como um dos exemplos a conclusão do hospital da Japuíba, que irá atender Angra e municípios vizinhos.

Diversos secretários municipais e representantes das secretarias participaram do evento, para esclarecer dúvidas dos conselheiros que solicitaram mais participação no detalhamento dos projetos.

A Eletronuclear também enviou vários representantes à reunião, dentre eles, o assessor de Gabinete Leonam Guimarães e o chefe do Escritório de Obras, Costa Mattos. Leonam fez um histórico sobre o processo de discussão ocorrido na região visando a liberação das licenças do Ibama, e Costa Mattos apresentou o projeto completo de Angra 3, com suas características físicas e particularidades, como se dará a construção e os cuidados que a empresa tomará para minimizar os impactos. Ambos explicaram que as pessoas interessadas podem solicitar à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que tem escritório no Centro de Angra, todas as informações sobre a documentação do processo de licenciamento, e se colocaram à disposição dos presentes para responder as perguntas.

Na ocasião, atendendo solicitação dos conselheiros, Leonam Guimarães explicou que a Eletronuclear está prestando todos os esclarecimentos ao Ministério Público Federal sobre o Evento Não Usual (ENU) ocorrido recentemente em Angra 2. Ele garantiu que o ENU não representou perigo para o meio ambiente.

Secretarias relacionadas: