Agora já são 3.560 voluntários em todo o município. Na quarta-feira, 24, mais 54 pessoas se formaram pelo Programa do Núcleo de Defesa Civil (Nudec), implantado há cinco anos pela prefeitura, através da Secretaria de Governo e Defesa Civil. A formatura aconteceu na Escola Municipal Adelaide Figueira, no Monte Castelo.
O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, que também representou o prefeito Tuca Jordão, esteve presente com sua equipe à cerimônia, que reuniu em torno de 80 pessoas. A Banda da Defesa Civil abrilhantou o evento.
O Nudec forma agentes divulgadores de informações em suas respectivas comunidades. Os voluntários dão apoio e suporte à prefeitura em caso de sinistro.
Eles recebem através do curso, que tem uma carga horária de 10 horas e meia, aulas práticas e teóricas ministradas pelos próprios servidores da Secretaria de Defesa Civil. A grade curricular compreende módulos com palestras sobre primeiros-socorros, combate a incêndio, ações de competência da Defesa Civil e prevenção a deslizamento. Paralelamente, as teorias são aplicadas à prática das ações.
-Eles recebem certificados e um kit de voluntário com camiseta e boné personalizados com a marca do Programa Nudec. Estamos montando um outro cronograma para a formação de mais voluntários, haja vista que a procura é muito grande-disse o o coordenador de Integração Comunitária da Secretaria de Defesa Civil, Marco Oliveira.
Esse grupo de novos voluntários, que vai atuar principalmente no Monte Castelo, onde reside, é formado por alunos e professores que estão inseridos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), implantado no bairro através do Programa Comunidades de Angra. O Programa Nudec formou voluntários em toda a Ilha Grande, e no continente, de Garatucaia ao Parque Mambucaba.
Outra ação da prefeitura, determinada pelo prefeito Tuca Jordão, começa a ser executada ainda este mês com o objetivo de dar continuidade à formação desses agentes que auxiliam em suas comunidades. Através do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento para Voluntário do Nudec (Procavon), da Secretaria de Governo e Defesa Civil, serão oferecidos cursos para voluntários nas comunidades.
Neste primeiro momento, Garatucaia e Cantagalo serão os primeiros bairros de Angra dos Reis a receber esses cursos profissionalizantes. O primeiro curso a ser ministrado será o de Pintor-Letrista, nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho, das 19h às 21h30. O próximo curso será o de pequenos reparos em fibra de vidro, com o objetivo de formar mão-de-obra para a área náutica.