A Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, em parceria com a Prefeitura de Angra, realiza o seu 12º vestibular no município. A prova será no sábado, 4, e neste ano, diferente dos outros, será aplicada no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) a partir das 9h. Os candidatos que se inscreveram deverão imprimir o Cartão de Confirmação, que estará disponível a partir do dia 29 indo até 3 de julho, no endereço http://www.cederj.edu.br/vestibular/.
O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) é formado pelas seis universidades públicas do Estado – Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ, UniRio, através da Fundação Cecierj e das prefeituras municipais.
Os cursos oferecidos no polo são: Licenciaturas em Ciências Biológicas (45 vagas), Física (32 vagas) pela UFRJ; em Matemática (50 vagas) pela UFF; em Química (30 vagas) pela Uenf; em Turismo (40 vagas) pela UFRRJ e em Pedagogia (40 vagas) pela Uerj. Além do Bacharelado em Administração (40 vagas) e em Tecnologia em Sistema de Computação (35 vagas) pela UFF.
Segundo a diretora do polo, Maristela Pimenta, os cursos mais procurados são Administração, Ciências Biológicas e Pedagogia. Os menos procurados são Física e Química.
Os cursos são semipresenciais e possuem material didático próprio, livros, videoaulas e recursos multimeios; sistema de apoio à aprendizagem baseado em duas formas de tutoria: presencial, no polo e a distância, com acesso pela plataforma e pelo telefone 0800; avaliação presencial; sistema moderno de universidade virtual, em que o aluno tem acesso pela plataforma Cederj, um ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas que garantem a interatividade; laboratórios didáticos de Biologia, Computação, Física e Química.
O polo, considerado o maior do Estado, é mantido pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, e pela fundação Cecierj. Ele conta ainda com dois laboratórios de informática conectados à internet, uma biblioteca, aproximadamente 50 tutores, selecionados através de concurso e uma equipe técnico-administrativa, construindo, assim, uma estrutura que garante o adequado atendimento ao aluno.
A aula inaugural está marcada para 25 de julho.