Entrega de certificados dos cursos do Teclar

Mais 90 alunos de Jacuecanga e bairros próximos recebem certificados do curso de informática da prefeitura

Terça-Feira, 30/06/2009 | .

Mais 90 alunos do projeto de cursos gratuitos de informática, do projeto Tecnologia ao Alcance de Todos no Litoral Sul Fluminense (Teclar), receberam seus certificados de conclusão dos módulos I (word e noções básicas) e II (excell e power point), na noite de ontem, 29, no Polo Cederj em Jacuecanga. O Teclar foi criado em 2005 pela Prefeitura de Angra dos Reis e está sendo coordenado pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esportes e Lazer.

Os alunos são moradores da região de Jacuecanga, e bairros próximos, que fizeram parte da primeira turma de 2009 do Centro de Inclusão Digital de Jacuecanga, um dos seis implantados pela prefeitura no município. Os demais funcionam no Centro, Nova Angra, Parque Mambucaba e Monte Castelo. O do Frade, no momento, está desativado porque entrará em reforma.

Eduardo Henrique Bento Cristi, 15 anos, morador de Jacuecanga, era um dos alunos que concluíram o curso e estava radiante. Acompanhado da mãe Ariane, ele considerou o curso muito bom e produtivo. “Aprendi muito mais do que já sabia, porque tinha a meu lado excelentes professores. Aproveitei tudo que me ensinaram e tenho certeza que todo o aprendizado vai me ajudar daqui para a frente”.

Kennedy Aguiar, de 14 anos, aluno da Escola Raul Pompeia, na Monsuaba, também estava exultante. “O curso foi muito proveitoso e estou ansioso para fazer o módulo II. Torço para que a prefeitura implante logo o terceiro módulo” - disse ele.

No primeiro semestre deste ano, 650 alunos de todo o município estão recebendo os certificados dos cursos, que têm duração de dois meses e meio. De 2005 até hoje, já se formaram mais de 5 mil alunos.

Os certificados dos alunos da região de Jacuecanga foram entregues pela secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esportes e Lazer, Luciane Rabha, pelo presidente da Associação de Moradores do Morro do Moreno, Dilson Tavares, e pela representante da Associação Comunitária Mulheres em Ação, do Village Jacuecanga, Maria Aparecida Cardoso.

Luciane Rabha parabenizou os alunos presentes, “pela força de vontade e excelentes resultados que vêm conseguindo nos cursos” e enfatizou a importância da parceria que o município vem desenvolvendo com as associações de moradores, que são as responsáveis pelo encaminhamento dos alunos aos centros de inclusão digital.

A secretária, como os demais demais representantes do Teclar no evento, também explicou as mudanças implantadas no curso, que agora está sendo feito duas vezes por semana, passando de duas horas semanais para quatro, e a garantia de matrícula automática no módulo II, no semestre subsequente, para todos os alunos que concluírem o primeiro módulo.

Luciane lembrou que o prefeito Tuca Jordão e o vice Essiomar Gomes não puderam comparecer porque estavam em Brasília em busca de mais recursos para o município.

_ Me sinto honrada em representá-los nesta cerimônia porque o Teclar é um programa que democratiza o acesso às novas tecnologias, disponibilizando instrumentos que permitem a inclusão de todas as pessoas interessadas no projeto. Tenho certeza que o Teclar vai melhorar ainda mais, porque vamos buscar sugestões nas comunidades e junto aos alunos das escolas municipais, porque esta é a recomendação do prefeito Tuca- garantiu ela.

Secretarias relacionadas: