Representantes do governo do Timor Leste em Angra

Secretários de Estado de Agricultura e Pesca vieram conhecer as fazendas marinhas

Quinta-Feira, 02/07/2009 | .

 Dois representantes do Ministério de Agricultura e Pesca do Timor Leste, país que ocupa a parte oriental da ilha de Timor, localizada entre a Indonésia e a Austrália, vieram ao Brasil especialmente para conhecer o trabalho de maricultura desenvolvido com o apoio da Prefeitura de Angra, que tem apresentado excelentes resultados: o município já é o maior produtor de coquilles do Brasil.

Celestino da Cunha Barreto e Antônio de Jesus, secretários de Estado de Agricultura e Pesca do Timor Leste, chegaram ao município na manhã de quinta-feira, 2, foram recepcionados pelo subsecretário de Pesca Humberto Martins e seguiram direto para a Ilha Grande junto com o gerente de maricultura da prefeitura, André Araújo, para conhecer algumas fazendas marinhas de coquilles, de algas e criação de peixes em tanques.

Visitaram diversos cultivos e pararam na fazenda marinha de coquilles, do maricultor Nalde, na Praia da Tapera, no cultivo de alga e nos tanques de criação do peixe bijupirá, do Cazu, na Praia de Jaconema, onde receberam informações técnicas do gerente de maricultura da prefeitura sobre a implantação dos cultivos e a orientação técnica prestada pela prefeitura aos maricultores desde a semeadura, crescimento das sementes, até a comercialização.

Os técnicos consideraram a visita muito proveitosa e mostraram interesse em voltar ao município com uma equipe maior, e com mais tempo, já que tiveram que retornar ao Timor ainda na quinta-feira. Segundo eles, existe grande interesse neste ramo no país, que está em processo de desenvolvimento.

As fazendas marinhas de Angra, há algum tempo, vêm despertando interesse de vários municípios do Brasil. Mais recentemente, no dia 26 de junho, o prefeito de Búzios, Delmires Braga, esteve com uma comitiva em Angra para conhecer especialmente a criação de peixe bijupirá em cativeiro.

Secretarias relacionadas: