A Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, em parceria com a Prefeitura de Angra, realizou neste sábado, dia 04, o seu 12º vestibular no município. Mil cento e cinquenta e oito estudantes se inscreveram para 312 vagas no polo Cederj de Angra dos Reis. A grande maioria chegou com a antecedência recomendada pela organização, e a aplicação das provas ocorreu normalmente, sem complicações.
– Está tudo muito tranquilo, sem problemas. Tivemos o caso de uma candidata que veio fazer a prova com um boletim de ocorrência, pois perdeu seus documentos de identificação em um assalto. Fora isso, tudo normal – disse José Maria Lima Leite, analista de sistemas da UFRJ e da equipe fiscalizadora. Neste ano, diferente dos outros, o vestibular foi aplicado no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), no Centro de Angra. – Esta escola tem uma infraestrutura muito boa para a aplicação das provas – completou José Maria.
A maior parte dos vestibulandos era de jovens entre 18 e 25 anos, mas, se comparado aos vestibulares das universidades convencionais, o vestibular do Cederj apresenta um número maior de candidatos com idade mais avançada. – Pela questão da facilidade de locomoção, o Cederj dá mais chances àqueles estudantes de mais idade – explicou o fiscal.
O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) é formado pelas seis universidades públicas do Estado – Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ, UniRio, através da Fundação Cecierj e das prefeituras municipais. Os cursos oferecidos no Polo de Angra são: Licenciaturas em Ciências Biológicas (45 vagas) e Física (32 vagas) pela UFRJ; Matemática (50 vagas) pela UFF; Química (30 vagas) pela Uenf; Turismo (40 vagas) pela UFRRJ e Pedagogia (40 vagas) pela Uerj. Além do Bacharelado em Administração (40 vagas) e em Tecnologia em Sistema de Computação (35 vagas) pela UFF.
Wandel Alberthe, de 22 anos, concorre a uma das vagas do curso de Administração, um dos mais concorridos. Morador do Camorim Pequeno, ele diz que tem se preparado estudando cerca de uma hora por dia e também com o auxílio da internet, baixando textos e apostilas.
– A Administração é uma área bem ampla, com muito espaço no mercado de trabalho e que possibilita uma grande variedade de funções para o profissional – explicou Wandel, sobre a escolha do curso. Ciências Biológicas e Pedagogia também estão entre os mais concorridos. Física e Química são os menos procurados.
A aula inaugural está marcada para o dia 25 de julho. Os cursos são semipresenciais e possuem material didático próprio, livros, videoaulas e recursos multimeios; sistema de apoio à aprendizagem baseado em duas formas de tutoria: presencial, no polo, e a distância, com acesso pela plataforma e pelo telefone 0800; avaliação presencial; sistema moderno de universidade virtual, em que o aluno tem acesso pela plataforma Cederj, um ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas que garantem a interatividade; laboratórios didáticos de Biologia, Computação, Física e Química.
O polo é considerado o maior dentre os 33 espalhados pelo Estado e é mantido pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, e pela fundação Cecierj. Criado em 2004, o polo angrense, localizado em Jacuecanga, possui cerca de 2.200 alunos e é o que oferece maior número de cursos. Conta ainda com dois laboratórios de informática conectados à internet, uma biblioteca, aproximadamente 50 tutores selecionados através de concurso e uma equipe técnico-administrativa, construindo, assim, uma estrutura que garante o adequado atendimento ao aluno.