Livro acessível para deficientes visuais

Secretária de Educação participa do lançamento do projeto que visa atender alunos deficientes visuais

Terça-Feira, 07/07/2009 | .

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, da prefeitura de Angra dos Reis, participou nos dias 24, 25 e 26 de junho, em Brasília, do lançamento do programa MEC/Daisy, que visa o acesso de deficientes visuais a livros didáticos e transforma textos em livros digitais falados. O ministro da Educação Fernando Haddad estava presente no lançamento desse importante projeto.

O programa foi criado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), utiliza o padrão Digital Accessible Information System (Daisy) e também permite a impressão do conteúdo em braille.

O MEC/Daisy surgiu da necessidade de promover o pleno acesso ao livro didático e paradidático aos alunos com deficiência visual, garantindo participação em condições de igualdade com os demais alunos matriculados nas escolas públicas de educação básica.

O desenvolvimento desta ação está vinculado à adesão ao Plano de Metas – Compromisso Todos pela Educação e ao Plano de Ação Articulada (PAR), que afirma o compromisso dos gestores dos sistemas de ensino na concretização das ações educacionais voltadas à inclusão escolar. 

Além de estabelecer parcerias entre o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação Especial, a fim de atender as demandas de livros acessíveis, o projeto vai disponibilizar aos Centros de Apoio Pedagógico (CAPs) e Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille (NAPPBs), equipamentos e recursos para garantir a produção de livros digitais acessíveis e complementos em braille. 

Os CAPs e NAPPBs receberão um conjunto de equipamentos, que irão facilitar a produção dos livros acessíveis, dentre eles: uma impressora braile-grande porte; dois scanners de mesa; dois microcomputadores; uma linha braille; um leitor de tela para Windows; uma guilhotina; dois grampeadores; um armário; e duas mesas. Também serão disponibilizados aos CAPs e NAPPBS acesso ao ambiente virtual que abriga o acervo de livros digitais dos Programas do Livro, e os profissionais dos centros e núcleos receberão formação e qualificação para o uso da tecnologia do livro digital acessível. 

O MEC também vai assegurar o fluxo da distribuição dos livros acessíveis no início do ano letivo e atenderá a demanda de livros acessíveis, conforme os títulos utilizados na escola.
 A ferramenta MEC/Daisy está disponível gratuitamente no portal do Ministério da Educação. E é bom avisar que é necessário estar com a versão mais recente da máquina virtual Java instalada para que tudo funcione corretamente.

Secretarias relacionadas: