Angra tem queda de 75% de autuações no trânsito

Resultados positivos confirmam o sucesso da campanha educativa no trânsito, que reduziu as multas

Quarta-Feira, 08/07/2009 | .

Desde que adotou medidas educativas para o trânsito de Angra dos Reis, a Secretaria de Governo e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Trânsito, tem confirmado o sucesso da campanha “Por um trânsito mais cidadão” nas ruas da cidade. 

A política adotada pelo governo Tuca Jordão é priorizar a educação dos motoristas, através da  orientação e advertência, e caso houver reincidência,   haveria autuações, ou seja, multas. Essa prática, que se enquadra na Política Nacional de Trânsito, adotada em janeiro deste ano, ocasionou a redução  de aproximadamente 75% de autuações em junho de 2009, comparadas com as do mesmo período do ano passado.

– Registramos 504 infrações em junho do ano passado, e neste ano tivemos uma queda para 128. Estamos caminhando bem e evoluindo, já que em janeiro a queda foi de 35%. A ordem do secretário de Governo, Carlos Alexandre Soares, e do prefeito Tuca Jordão é advertir antes de autuar. Conscientizando os motoristas e indo na contramão da indústria das multas, acreditamos que iremos tornar o trânsito de nosso município melhor – explicou o subsecretário de Transportes e Trânsito, Robson Andrade, contando que esse resultado é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe, empenhada na campanha educativa.

Segundo a subsecretaria, em junho, foram aplicadas cerca de 2653 advertências, e há um trabalho de orientação, em primeiro lugar, com os operadores de trânsito, que são instruídos a passar as informações que chamem os condutores à responsabilidade sobre si e os demais. Vale ressaltar que as infrações mais cometidas são por estacionamento irregular, falta do uso do cinto de segurança e o não-uso de capacetes pelos motociclistas.

Desde janeiro de 2009, quando as advertências passaram a ser aplicadas, a Subsecretaria de Trânsito está elaborando um banco de dados para que haja um controle dos motoristas advertidos. Caso haja reincidência e insistência no erro, haverá infração e multa.

Por orientação do prefeito Tuca Jordão, alternativas foram criadas para tornar o trânsito mais ágil e com mais segurança para a população. Medidas para ordenação do trânsito foram tomadas emergencialmente, e a longo prazo, estudos para o redimensionamento estão sendo feitos. A prefeitura trabalhou  efetivamente para realizar mudanças significativas, como amenizar o problema da falta de vagas no Centro da cidade. Segundo o Detran, são 33 mil veículos registrados, circulando, e na altatemporada esse, número é triplicado.

A primeira medida tomada pelo prefeito Tuca Jordão e pelo secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre foi a extinção das vagas oficiais. Um estudo foi feito e chegou-se à conclusão de que, com essa medida, cerca de 25 vagas rotativas estariam disponíveis para a população, um aumento de 5% das vagas.

O problema dos carros sucateados, que ocupavam as vagas em frente à delegacia, foi solucionado também. As sucatas foram retiradas para um terreno na Japuíba. O aterro do Carmo, que é propriedade da Cia. Docas, se tornou um amplo estacionamento gratuito, o que ampliou as poucas vagas existentes no Centro da cidade. A inauguração do Terminal Cornelis Verolme, em Jacuecanga, foi outra alternativa para desafogar o tumulto causado pelos ônibus, e a previsão da prefeitura é que outros terminais sejam inaugurados em outros bairros, também.

Secretarias relacionadas: