Arraiá da Cidade vai esquentar o fim de semana

Torneio de quadrilhas, fogueira, quentão e muita alegria no Cais de Santa Luzia

Sexta-Feira, 10/07/2009 | .

 O Arraiá da Cidade vai movimentar o Centro da Cidade neste final de semana, dias 16, 17, 18 e 19, sempre a partir das 19h, com muito forró, comidas típicas e as tradicionais quadrilhas, que vão participar de um bonito torneio. 

O torneio é a grande novidade deste ano e será organizado pela prefeitura e a Associação Cultural de Quadrilhas Juninas de Angra dos Reis. Os jurados irão avaliar quesitos como casal caipira, casal de noivos, padre, marcador, coreografia e dança no pé, conjunto, alegorias e casamento. O resultado será divulgado pela Rádio Costa Azul FM,  na segunda-feira, dia 20, no programa Talk Show, a partir das 8h30. A premiação ficará a cargo da associação. 

  A estrutura montada pela Cultuar inclui palcos para os shows de forró e as apresentações das quadrilhas, arquibancadas e 12 barracas com comidas e bebidas típicas. Além do tradicional Arraiá da Cidade, a Cultuar vem apoiando vários arraiais nos bairros de Angra, como os do Morro do Carmo, Japuíba, Bracuí, Dito Perez etc.     

  A tradição das festas juninas, que no Brasil adentra o mês de julho, antecede o nascimento de Cristo. Para os antigos, o verão, que nos países do hemisfério norte se inicia nessa época, representava o início das colheitas. Numa época em que as alterações climáticas eram vistas como sinais dos deuses, o fogo significava proteção contra a falta de chuvas, as pestes e a seca. Por isso, desde os tempos pagãos, a época é comemorada com fogueira, dança, música e muita comida. 

 No século VI o catolicismo passou a associar esta celebração ao aniversário de São João. No século XIII os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e desde 1583 a data é comemorada no Brasil. Desde então, novos elementos foram incluídos nas comemorações ao longo dos anos. A quadrilha, por exemplo, chegou ao país no século XIX, trazida pela corte real portuguesa. Inicialmente dançada apenas pela nobreza, ela se popularizou e atingiu a roça. Originária da França (quadrille), antigamente a quadrilha era muito apreciada pela aristocracia européia.


PROGRAMAÇÃO DO ARRAIÁ DA CIDADE

Dia 16
Quadrilha da Educação
Quadrilha Dona Lena
Quadrilha São Malaquias
Show: Miguel e seus teclados

Dia 17
Quadrilha Zéca tatú
Quadrilha Pé Inchado
Quadrilha Aconchego da Ciça
Quadrilha Lá Vai Nóis
Quadrilha Zé Piri
Show: Quinho do Forró

Dia 18
Quadrilha Terceira Idade
Grupo Fenix
Quadrilha Zé Buscapé
Dito Peres
Quadrilha Zé Pirraça
Quadrilha Espigão
Show: Gilvan e Tiãozinho do Acordeon

Dia 19
Quadrilha Zé da Cruz
Quadrilha Zé Raimundo
Quadrilha Zé Fumaceiro
Show: Jarbas e Valério
Apresentações das quadrilhas Dito Peres Mirim e Zé Piri Infantil




Secretarias relacionadas: