Mais dois casos de suspeita da nova gripe, mais conhecida como gripe suína, foram descobertos em Angra dos Reis. Segundo informações da Fundação de Saúde (Fusar), as suspeitas se referem a duas mulheres, mãe e filha, de 38 e 19 anos, moradoras do bairro do Camorim.
Elas apresentaram os sintomas comuns de gripe, seis dias após terem contato com turistas argentinos no município de Paraty, durante a Flip. Após procurarem o atendimento no Pronto-Socorro Municipal, a Vigilância Epidemiológica da Fusar entendeu que seria melhor uma atenção especial e apontou a possibilidade, pelo contato com os argentinos, e serem casos da Influenza A.
A Fusar também informou que as amostras dos materiais para o exame de confirmação dos casos já foram coletadas pela equipe técnica do município, que recebeu a capacitação do Laboratório Central Noel Nutels no dia 1º de julho, e foram levadas para a Fiocruz.
– Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, que indica o isolamento de sete dias, e estamos acompanhando o caso de perto. A Vigilância Epidemiológica está de prontidão, a postos, pronta para qualquer emergência que venha surgir – explicou o presidente da Fusar, Adilson Bernardo, que informou ainda que as duas mulheres se encontram bem e que a febre já está diminuindo.
Nos outros primeiros casos, registrados no município, a criança, que veio dos Estados Unidos visitar a família no Parque Mambucaba, já está bem, e cumpriu as instruções do Ministério da Saúde, que instrui que crianças devam ficar 14 dias de quarentena. E as outras duas, uruguaias, ficaram apenas oito dias e embarcaram, por conta própria, para Montevidéu, no Uruguai.