Fusar no combate à gripe suína

Equipe da Fusar continua de prontidão e outros três casos suspeitos foram descobertos em Angra

Segunda-Feira, 20/07/2009 | .

Outros três casos suspeitos da Influenza A, ou gripe suína, a doença respiratória aguda causada pelo vírus H1N1, apareceram no município de Angra dos Reis. Dois deles são de duas mulheres, irmãs, de 22 e 29 anos, moradoras do Centro da cidade, que apresentaram os sintomas típicos de gripe desde o dia 14, mas só procuraram atendimento médico no fim de semana, no Hospital Costa Verde, no bairro do Parque das Palmeiras. 

O outro caso é de um homem de 33 anos, morador do município vizinho Mangaratiba, que trabalha em um das usinas. Segundo o presidente da Fusar, Adilson Bernardo, ele apresentou os sintomas, seguidos por falta de ar, e ficou internado desde ontem, 19, podendo permanecer sob os cuidados dos médicos por até 48 horas.  Ele informou ainda que as amostras dos materiais para exames já foram colhidos pelos técnicos da fundação e enviados para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, que em breve fornecerá os resultados de confirmação, ou não, da doença.

Os dois últimos casos da nova gripe, ou gripe suína, como é conhecida pela população, já cumpriram a quarentena de uma semana e estão fora do perigo de contaminação no município. As suspeitas eram duas mulheres, mãe e filha, de 38 e 19 anos, residentes do bairro do Camorim. Segundo informações da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), os exames foram colhidos no município e levados para a Fiocruz e apenas o resultado do exame da mãe, que é hipertensa está confirmado. Ela ficou internada até sábado, 18, mas já está fora de perigo.

 Adilson Bernardo explicou ainda que houve um aumento de 30 % nos atendimentos do SPA no município desde quinta-feira, 16, para casos de gripes e resfriados.

– A população está procurando a saúde pública, pois já  está temerosa quanto à gripe A. Mas estamos continuando com o nosso trabalho de prontidão da equipe de Vigilância em Saúde, que fica 24 horas de plantão. E iremos aumentar a distribuição de panfletos informativos sobre as formas de contágio e prevenção da doença – finalizou Adilson.

Secretarias relacionadas: