Nesta terça-feira, 21, inicia-se na Escola Municipal Nova Perequê, no Parque Mambucaba, o curso de Pintor-Letrista para cerca de 30 voluntários da Defesa Civil. Garatucaia e Cantagalo foram os primeiros bairros de Angra dos Reis a receberem o curso profissionalizante oferecido pelo Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento para Voluntário do Nudec (Procavon). O programa, neste primeiro momento, tem como público-alvo os cerca de 3.500 voluntários que atuam em parceria com a Secretaria de Governo e Defesa Civil, em todo o município.
O objetivo da prefeitura, através da Coordenação de Integração Comunitária da Defesa Civil da Secretaria de Governo e Defesa Civil, é o de dar continuidade à formação desses agentes que auxiliam em suas comunidades. O primeiro curso que está sendo ministrado nas comunidades é o de Pintor-Letrista. O no Parque Mambucaba acontece até quinta-feira, 23. O coordenador de Integração Comunitária, Marco Oliveira, é o responsável pelo programa.
Este treinamento de Pintor-Letrista contém uma carga horária de sete horas e meia. Ele consiste de ensinamentos para a aplicação de técnicas teóricas e práticas para aprendizagem da arte de confeccionar placas, faixas e cartazes, entre outros, através do uso de pincel.
O segundo curso, ainda sem data marcada para se iniciar, voltado para os voluntários, será o de pequenos reparos em fibra de vidro, com o objetivo de formar mão-de-obra para a área náutica. Para ministrar os cursos, a coordenação do programa chamou servidores da própria Secretaria de Defesa Civil, que são capacitados para as atividades. O custo dos cursos praticamente será zero para a prefeitura e gratuito para os voluntários.