Na última quinta-feira, 16, o presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), Adilson Bernardo, participou da sétima reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no auditório da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, no Rio de Janeiro (Sesdec).
Na reunião, alguns projetos foram aprovados para serem encaminhados ao SUS, que liberará os recursos financeiros destinados para o município. Dentre eles, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.
De acordo com Adilson, o município ganhará duas ambulâncias avançadas (UTIs) e duas simples, além de duas motos, que funcionarão atendendo locais de difícil acesso, que precisam de maior velocidade no atendimento. Ele ainda informou que a portaria será publicada até o final do mês no Boletim Oficial do Estado e logo será encaminhado para Brasília.
– O Samu será regional, atendendo os municípios de Mangaratiba e Paraty também. A sede será aqui, em Angra, mas serão implantadas duas bases nessas duas cidades – contou Adilson, informando também sobre a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que será instalada na Japuíba, próximo ao Posto de Saúde do bairro, que em breve será desativado. O estado se responsabilizará por montar, equipar e mobiliar a unidade, e o município ficará encarregado da gestão e fornecerá medicamentos e profissionais. O terreno, com 3 mil m2, será doado para a Sesdec em setembro e a previsão para entrega é janeiro de 2010.
Samu
O Samu funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem as urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.
O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.