Comunidades: encerramento no Santo Antônio

Moradores priorizaram melhorias em educação e cultura. Próximo bairro a ser visitado é o Morro do Abel

Quarta-Feira, 29/07/2009 | .

O Programa Comunidades de Angra (PCA) realizou nessa terça-feira, dia 28, a cerimônia de encerramento da fase de planejamento no Morro do Santo Antônio. Ao longo de dez semanas, os moradores, juntamente com os agentes do programa, traçaram diversas ações de melhoria para o bairro. Nessa última reunião, eles  receberam o Plano de Transformação, que é um documento e também um livro onde constam todo o planejamento e as metas traçadas pela comunidade.

 Devido a compromissos na capital, o prefeito Tuca Jordão, que sempre comparece às reuniões de encerramento, não pôde estar presente, mas nem por isso deixou de se comunicar com os moradores. Ele falou por um telefone celular que foi colocado junto a um microfone. Os moradores ouviram o prefeito pelo amplificador.

 – Podem ter certeza da minha vontade de fazer o melhor pelo nosso município. O que importa para mim não é a minha vontade, mas a vontade de vocês, moradores – disse Tuca, fazendo referência à proposta coparticipativa do Programa Comunidades de Angra.

 A comunidade do Morro do Santo Antônio elaborou 67 ações. Dentre elas, as definidas como prioritárias são a criação de um centro de memória, englobando as entidades culturais da comunidade; a conclusão do projeto da rua Santo Antônio; convênios com entidades federais para trazer cursos profissionalizantes; reciclagem através de coleta seletiva; quadra poliesportiva; biblioteca comunitária; ações de integração entre escola e família; projetos sociais, culturais e esportivos para os jovens etc. Das dez ações consideradas de maior prioridade, seis são das áreas de cultura e educação, mostrando a importância dada pela comunidade a essas questões.

 Os moradores também pediram melhorias na iluminação do bairro. Sobre isso, Cláudio Sírio, gestor do programa, disse que um projeto para o local já está começando a ser desenvolvido na Secretaria de Obras. – O Morro do Santo Antônio será um modelo de iluminação pública – garantiu.  

 Também participaram os membros do comitê comunitário, responsável por acompanhar, em parceria com os órgãos municipais, o andamento das ações no bairro. – Sabemos da falta de espaço físico aqui no Morro do Santo Antônio, mas ainda assim existe a viabilidade de muita coisa ser colocada em prática. Se conseguirmos fazer pelo menos metade do que foi planejado, já vai ser um grande avanço – disse a moradora Angela Valente, que faz parte do comitê comunitário. A primeira reunião do comitê para discutir a execução de algumas ações irá acontecer nos próximos 15 dias.  

 A cerimônia contou ainda com a participação de representantes do Saae, Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, Subsecretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Administração e Desenvolvimento Pessoal, Câmara dos Vereadores, além da primeira-dama Alessandra Jordão.

 O próximo bairro a ser visitado é o Morro do Abel. A primeira reunião será no dia 11 de agosto, às 19h, na Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, na rua Lincon Corrêa da Silva, S/N.

Secretarias relacionadas: