Até o fim do ano, Angra dos Reis, Parati e toda a Costa Verde devem ter, oficialmente, roteiros regionais de turismo gastronômico do projeto ‘Caminhos do Sabor’. A informação foi apresentada pelo diretor de eventos da Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luciano Bartolomeu, durante encontro realizado na quinta (30), na sede da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra).
Segundo Bartolomeu, o objetivo do ‘Caminhos do Sabor’ é aumentar a competitividade do destino turístico, a partir do maior envolvimento empresarial, com foco no setor de alimentação fora do lar. “Nessa primeira etapa, pretendemos mobilizar toda a cidade, e explicar detalhes do projeto para o grupo de governança”, explicou.
O resultado final do projeto prevê a criação de roteiros gastronômicos ligando todas as cidade da região, e a divulgação de pratos típico e de festivais de gastronomia que irão fomentar o turismo.
O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, falou sobre a importância do projeto para a cidade. “É um projeto fantástico, pois a gastronomia é uma das maneiras de atrairmos turistas e desenvolver o turismo em Angra. Estamos felizes de poder participar, como um dos 65 Municípios Indutores do Turismo, até porque estamos empenhados em trabalhar pela regionalização do turismo, um dos preceitos do Ministério do Turismo”, explicou.
O encontro contou com a participação de um grupo de governança, eleito na primeira reunião sobre o projeto, realizado há cerca de um mês, além da equipe da TurisAngra, representantes do Sebrae e da empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto.
- Tive uma ótima impressão do projeto e do comprometimento da equipe da TurisAngra na primeira reunião, por isso estou empolgado para ajudar - comentou Marcelo Marcelo Neves, dono de uma pizzaria da cidade, que faz parte do grupo de governança, que reúne representantes de bares, restaurantes e pousadas de Angra.