A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria de Ação Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou no dia 30 de julho, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, próximo ao Shopping Piratas, a VII Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema central foi “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – Suas”.
A conferência foi um sucesso de participação de público. Mais de 300 pessoas estiveram presentes, sendo representantes de associações de moradores e entidades não-governamentais que prestam serviços na área de assistência social, e 64 delegados, que votaram acerca da implantação do Suas e de construção da política da Assistência Social no município e elegeram os que representarão o município na conferência estadual.
Na abertura participaram o vereador Leandro Silva, representando a presidente da Câmara de Vereadores, Vilma dos Santos; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cássia Marques; Rosária Maria da Silva, usuária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Campo Belo; e a secretária de Ação Social, Célia Jordão, que estava satisfeita com a presença maciça das pessoas na conferência.
– Em nome do prefeito Tuca Jordão, desejo boas-vindas aos participantes e desejo que saiamos daqui com resultados positivos na evolução do Suas – declarou na abertura.
Já na mesa de trabalho, além da secretária, participaram o presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis (Aapar), Walchyr Vicarone dos Reis, e a responsável pela Proteção Social Básica, da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro da área Costa Verde, Simone Tomás.
Foram votadas e escolhidas 47 diretrizes pelos quatro grupos, dentre elas, a criação de uma ouvidoria itinerante, que deverá ser feita por profissional concursado e qualificado para atender as reivindicações e sugestões dos usuários; a criação de um Cras no Centro de Angra dos Reis, um Creas no Perequê e outro na Monsuaba; criação de centro de referência para o idoso e do centro de referencia para criança e adolescente, atendendo as especificidades do território.
Também foram eleitos os cinco delegados que irão para a VII Conferência Estadual: Marcelo Pinheiro Ensá, conselheiro tutelar; a presidente do conselho, Cássia Marques Assistente Social, representando os trabalhadores do setor; o adolescente Lucas Luan da Silva Rosário, representante da Casa Abrigo da Criança e Adolescente; a assistente social Elisa Maria Leite da Silva, representante da Associação Pestalozzi de Angra dos Reis; e Walchyr Vicarone dos Reis, presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis (Aapar).