A manhã do sábado, 8, não poderia ter sido mais adequada para a entrega de uma praça pela Prefeitura de Angra aos moradores do Frade. O dia ensolarado contribuiu para que a festa fosse perfeita. As crianças se divertiram e aproveitaram, em companhia dos adultos, o espaço de lazer que foi criado pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos com a ajuda da Subsecretaria de Parques e Jardins, que também ofereceu às crianças o projeto Sábado na Praça. A Subsecretaria de Esportes e Lazer, a Cultuar e a Secretaria de Ação Social também participaram do projeto.
Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Essiomar Gomes, o secretário-executivo do Consig, Fernando Jordão, a presidente da Câmara, Vilma dos Santos, que fez a indicação da obra, os vereadores Marco Aurélio Vargas, José Antônio Gomes, Leandro Silva e Aguilar Ribeiro. Além de subprefeitos, secretários, o cacique da aldeia Sapukai Bracuí, João da Silva, presidentes de associações e a população em geral. O neto de Juca Mariano, doutor Érico da Fonseca, também prestigiou o evento.
A Praça Juca Mariano, popularmente conhecida como Praça do Frade, recebeu uma transformação. O antigo espaço deu lugar a uma área completamente adequada às necessidades dos moradores do bairro. Seguindo os mesmos padrões das obras executadas em outros locais, a praça tem uma fonte interativa, equipamentos de ginástica, brinquedos, bancos, mesas para jogos, inclusive pingue-pongue, equipamentos para ginástica, uma quadra poliesportiva e uma de areia, e ainda uma pista de skate, que foi construída em comum acordo com os skatistas do bairro. A área esportiva recebeu o nome de Cacique Cunhambebe.
A praça, que começou a ser construída no governo do ex-prefeito Fernando Jordão, recebeu um projeto paisagístico de acordo com os padrões do município. Milhares de espécies foram plantadas nos jardins, planejadamente montados no espaço, pela Subsecretaria de Parques e Jardins.
-Essa é a resposta que estamos dando para a nossa comunidade. O nosso governo está realizando as obras necessárias à população. Fizemos uma licitação para concluir o saneamento de todo o bairro, o que deveria ter sido feito por uma empresa que construiu um condomínio aqui. Ela não cumpriu com o que foi acordado, então, com recursos próprios vamos levar saneamento a todos os morados do Frade. Paralelamente iremos pavimentar o restante das ruas que faltam, cobrir a quadra da praça, construir mais nove salas de aula na Escola Municipal Luiz Salomão Reseck, trazer uma agência dos Correios e fazer a urbanização da praia que consta dentro do Projeto Orla-anunciou o prefeito, que foi acompanhado durante a inauguração pela primeira-dama Alessandra Jordão.
O prefeito Tuca Jordão, na ocasião, assinou a ordem de serviço para as obras de reformulação do ESF do Frade em uma unidade 24 horas. O prazo previsto para a conclusão é de quatro meses.
Paralelamente, o Projeto Sábado na Praça levou brincadeiras, atividades esportivas e exposições para a Praça Juca Mariano. O projeto contou com apresentação de música, dança, feira com exposição de artesanatos, além de teatro, atividades esportivas e recreativas, e informações sobre como evitar a nova gripe e a dengue.
A programação começou com a Cia. Boom Entretenimento, fazendo brincadeiras com a garotada, no pula-pula, cama elástica e na banheira de bolinhas. Tiveram também apresentações de música e dança da comunidade indígena e das meninas do Projeto Dança Comigo, da Secretaria de Ação Social. O Grupo Trupe do Descoco encenou o espetáculo “3 em
A feira contou também com exposições de mudas de espécies nativas da mata atlântica, artesanatos da ONG Oficina de Arte e Reciclagem do Frade, do Centro de Referência da Assistência Social, dos índios guaranis e da Ong Arte do Reis. Durante todo o dia houve distribuição de cachorro-quente, pipoca, algodão-doce e água.