Dentro de alguns dias a obra de dragagem da Praia do Anil será retomada. A obra é resultado de uma contrapartida devida pela BrasFels, em virtude da dragagem feita pela empresa para a construção de sua plataforma P-52, na baía do estaleiro Verolme. Portanto, a obra da Praia do Anil é de responsabilidade da BrasFels, que contratou uma empresa, para executar o serviço. A prefeitura de Angra não tem ingerência no contrato e apenas faz a vistoria do trabalho, por meio da Secretaria de Obras.
A obra foi interrompida devido aos atrasos na execução do serviço e pela falta de infraestrutura da empresa contratada pela BrasFels para esta atividade especifica. Além disso, a prefeitura exige que o material retirado através da dragagem seja despejado a 17 milhas fora da Baía da Ilha Grande, em uma área conhecida como “Ponto C”, enquanto que a empresa alegou ter entendido que o despejo deveria ser feito a 17 milhas da costa, o que significaria que todo o lodo dragado da Praia do Anil seria despejado ainda dentro da baía.
A BrasFels está em fase final de negociação com uma nova empresa para dar continuidade ao trabalho. Tão logo o material da antiga contratada seja retirado, o que já vem sendo feito, e o corpo jurídico da BrasFels dê o aval, a obra será reiniciada. A Secretaria de Obras tem acompanhado as negociações e dará continuidade às vistorias na obra até sua conclusão, para a garantia dos interesses do município e sua população. A previsão é de que o trabalho seja concluído em 120 dias, após sua retomada.