A partir desta semana o Programa Comunidades de Angra estará no Morro do Abel. A primeira reunião será realizada amanhã, dia 11, às 19h, na Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, na rua Lincoln Corrêa da Silva, S/N. Esta é a oportunidade para que os moradores exponham suas sugestões, reivindicações e discutam propostas para a melhoria do bairro. Ao todo serão 10 reuniões, uma a cada semana, sempre às terças, no mesmo horário e local.
O Programa Comunidades de Angra é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis e tem como objetivo ampliar o espaço de participação comunitária, promovendo o desenvolvimento sustentável do município. Ao longo das reuniões, a comunidade, que é quem melhor conhece seus problemas, mediada pelos agentes do programa, traça ações para a melhoria local em diversas áreas: saúde, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda, obras etc.
Ao final das 10 reuniões, que representam a fase de planejamento do programa, os moradores recebem o Plano de Transformação, um documento onde consta todo o planejamento traçado. Esse planejamento será fundamental para pautar os investimentos da prefeitura no local nos próximos anos.
Mesmo após a fase de planejamento, a atuação do Comunidades de Angra é contínua nas comunidades visitadas, visando à implementação do que foi traçado. Na semana passada, por intermédio do programa, a comunidade do Monte Castelo ganhou dois cursos na área de gastronomia: pizzaiolo gourmet e confeitaria básica. Os cursos atendem a reivindicações dos moradores durante a passagem do programa pelo local, em 2007. De lá para cá, outras ações traçadas pela comunidade foram implementadas, como a cobertura da quadra de esportes, reformas nas escadarias, construção do Centro de Inteligência e Cidadania, onde funciona a associação de moradores, dentre outras.