Desde ontem, 12, em todas terças-feiras dos meses de agosto, setembro até o dia 8 de outubro, a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, estará nas ruas realizando o projeto Creas em Movimento. Desde as 9h, crianças e adolescentes atendidas pelo equipamento realizaram na Praça do Papão, diversas apresentações de dança de rua, conhecida como street dance, de hip hop, e participaram de oficinas de pintura, caricatura e bijuteria com garrafas PET.
Segundo a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Ana Paula Jordão, a cada terça-feira eles estarão em uma praça diferente, e a intenção é, de meia em meia hora, a locomoção para outros espaços, ruas e praças, para atingir um número maior de pessoas e sensibilizar a população quanto à violência nas famílias, que tem alcançado proporções alarmantes no município.
O trabalho faz parte da campanha de mobilização contra a violência intrafamiliar, que foi lançada no dia 31 de julho pela secretária Célia Jordão no Teatro Municipal, e terá seu ponto alto na passeata, que pretende envolver cerca de 5 mil pessoas no dia 8 de outubro.
Além desse trabalho, serão realizadas 65 palestras em diversas localidades do município, e nos dias 27 e 28 de agosto, o Creas estará visitando o bairro do Frade na nova praça inaugurada no sábado, 8, Praça Juca Mariano. A Japuíba também receberá o equipamento na Praça da Porteira no dia 15 de setembro, e o Parque Mambucaba, no dia 16.
Dados de atendimentos do Creas
De acordo com os números apresentados pelo Creas, nos primeiros seis meses de 2009 surgiram 291 casos novos de violência dentro de casa. Em 2007, durante o ano foram 296 e em 2008, 496.
Creas em movimento nas praças
A campanha contra a violência intrafamiliar está mobilizando pessoas para a passeata