Comitiva regional conhece trem Curitiba - Morretes

Grupo se reuniu com a diretoria da Serra Verde Express, maior operadora de trens turísticos do país

Terça-Feira, 18/08/2009 | .


Uma comitiva com autoridades do Sul Fluminense esteve no último fim de semana no Paraná, para um encontro com diretores da Serra Verde Express, a maior operadora de trens turísticos do Brasil. A empresa opera o trem que liga Curitiba a Morretes, um dos produtos turísticos de maior sucesso do estado. O grupo fez um reconhecimento dos equipamentos e do trajeto, e discutiu com o presidente da empresa, Adonai Arruda, a possibilidade de Serra Verde operar o Trem da Mata Atlântica, que irá ligar Angra dos Reis a Rio Claro e Barra Mansa. No próximo dia 28, Adonai e técnicos da Serra Verde visitarão a região e farão o auto de linha (vagão para inspeção da linha)  dentre Angra e Rio Claro.

A comitiva que esteve no Paraná foi formada pelo presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa; pelo prefeito de Rio Claro, Raul Machado; Roosevelt Brasil, assessor de Captação de Recursos de Barra Mansa e Delmo Pinho, subsecretário de Transportes do Estado do Rio. No grupo também estavam o publicitário Valdir Siqueira, representante do Consig (Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande); Luciano Santos, da empresa Helucan, contratada para reformar os vagões que serão utilizados no projeto, e Roberto Kallas, presidente do Grupo Kallas, que poderá ser o responsável pelo marketing do trem regional. 

O grupo chegou a Curitiba na sexta e conheceu os vagões e litorinas (carros com tração própria) na oficina da empresa. Logo depois, se reuniu com Adonai Arruda na sede da Serra Verde. Durante o encontro, o presidente da TurisAngra apresentou o projeto à empresa e afirmou a Adonai que a Prefeitura de Angra dos Reis irá construir a nova plataforma de embarque, no Cais de Santa Luzia, além de garantir incentivos fiscais.

- O prefeito Tuca Jordão já garantiu que uma de suas prioridades é a construção da estação, e que vai trabalhar, junto ao governo do estado, para garantir os incentivos fiscais – afirmou o presidente da TurisAngra.

Ainda segundo Marcus Veníssius, a TurisAngra e a Cultuar (Fundação de Cultura) ficarão responsáveis pela criação de atrativos culturais durante o trajeto e nas estações.

RESTAURANTE NA SERRA - O prefeito de Rio Claro, Raul Machado, garantiu que vai realizar a reforma da estação de Lídice, e que também irá mobilizar os empresários e comerciantes do município para criar a estrutura necessária para receber os turistas. Raul também apresentou uma novidade. “Nossa ideia é construir um novo restaurante no alto da serra, onde seria a parada do trem“, adiantou Raul.

Segundo Adonai Arruda, é necessário que toda a região se mobilize para criar atrações turísticas que tornem o trem viável durante todo o ano. “É muito importante o envolvimento de todo o trade e a capacitação dos profissionais que vão atuar no produto. Temos que criar os ícones (produtos e atrativos) que tornarão o Trem da Mata Atlântica um sucesso“, explicou o presidente da Serra Verde Express.

Na semana passada, Veníssius e a equipe da TurisAngra apresentaram o trem de Curitiba ao trade turístico. Os empresários se comprometeram a trabalhar para ‘vender‘ o novo produto e garantir a ocupação do trem.

Passeio em litorina de luxo impressiona grupo

No sábado, o grupo realizou o trajeto a bordo da litorina de luxo (vagão automotriz) do projeto Great Brazilian Express, que faz o trajeto Curitiba-Morretes (PR), da Serra Verde Express. O interior da litorina é todo decorado com objetos de luxo e conta com serviço de bordo de alto padrão. Segundo Adonai Arruda, o projeto visa atender, principalmente, o público estrangeiro.

A Serra Verde Express administra desde 1997 o trem turístico que atravessa a Serra do Mar paranaense. No seu primeiro ano de operação, mais de 50.000 turistas viajaram pela estrada de ferro Paranaguá - Curitiba. Hoje, a viagem é um destino turístico consolidado: no Paraná, apenas Foz do Iguaçu supera o número de 150 mil visitantes que a Serra Verde Express recebe anualmente. Cerca de 20% desses passageiros são turistas estrangeiros, que levam do estado a lembrança de ter visitado uma das mais ousadas obras da engenharia mundial, que atravessa a maior área preservada de Mata Atlântica do país, e a única linha ferroviária regular de passageiros do Brasil.

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