A entrega dos kits de alimentação fornecidos pela Prefeitura de Angra para as crianças matriculadas na pré-escola e nas creches municipais, e que só retornarão às aulas na próxima segunda-feira, está a todo vapor. A boa notícia está sendo recebida com muita alegria pelas mães, pais, avós e responsáveis pelos alunos, que estão indo buscar os kits nas unidades escolares e creches.
A determinação veio do prefeito Tuca Jordão à Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, que prontamente se organizou e está realizando as entregas diariamente, desde segunda-feira, 17, até a sexta-feira, 21, das 7h às 17h, aos responsáveis pelas crianças. O município acompanhou a decisão do estado em prorrogar a volta das férias do 1º ao 9º ano em duas semanas e da pré-escola e creches para a próxima segunda-feira, 24.
A avó Amélia Gonçalves, moradora do morro do Abel, tem duas netas matriculadas na E.M. José Américo Lomeu Bastos, de cinco e seis anos, e contou que a ajuda veio em boa hora.
– Como elas não estão na escola, estão recebendo a alimentação, que é de direito delas – falou a dona-de-casa.
Já Roseli Pereira da Silva, que reside com os sete filhos no Morro do Santo Antônio, saiu agradecida pelo kit do filho de seis anos, que está na pré-escola, também no morro do Abel.
– É muito difícil alimentar os meus sete filhos. As refeições que eles fazem na escola são importantes para eles – explicou Roseli, radiante pela iniciativa do prefeito.
Nas creches municipais não está sendo diferente. Na Creche Municipal Jair Landim de Almeida, no Balneário, as avós Ângela Gullo e Aparecida Rosa foram pegar os kits dos netos que são matriculados na unidade.
– Meu neto já está sentindo uma falta! Essa ajuda é uma bênção, tenho mais três netos e os sustento com minha aposentadoria – relatou Aparecida Rosa, avó de Bernardo, de dois anos.
A diretora da creche, Léia Laranjeiras, informou que os responsáveis estão vindo aos poucos e estão passando as informações adiante, e a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, visitou a creche para acompanhar a entrega.
Kits de alimentação
Para as crianças da pré-escola, itens como o arroz, feijão, macarrão, polpa de tomate, açúcar, óleo, biscoito de maisena, achocolatado e leite em pó compõem o kit. E para as creches, a diferença está na quantidade do leite, que será maior, e no achocolatado, que será fornecido apenas para as crianças maiores, da pré-escola.
– Como as crianças da creche são menores, aumentamos a quantidade do leite para 400g e tiramos o achocolatado. Para a pré-escola serão 200g de leite em pó – explicou Luciane, contando que Angra é o único município da região a tomar a medida. – Mangaratiba está fornecendo apenas o leite – contou.
Ao todo serão 2.312 kits de alimentação. Cerca de 1.387 crianças da pré-escola serão beneficiadas, e 925 das creches municipais, incluindo a creche conveniada do bairro da Gamboa, Acobemag, que está sob intervenção da prefeitura.
Pais agradecem os kits para as crianças
Prefeitura está dando 2.312 kits para crianças da pré-escola e creches municipais até sexta-feira, 21