Saae investe em medicina e segurança do trabalho

Setor é ampliado, ganha autonomia e inicia ações pela saúde do trabalhador

Sexta-Feira, 21/08/2009 | .

Investindo em sua logística de trabalho e em prol de seu quadro funcional, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) ampliou sua Seção de Medicina e Segurança do Trabalho (SMST). Para isso, além de nomear um chefe para o setor, o Saae também recebeu um médico do trabalho, cedido pela Prefeitura de Angra. Dessa forma, algumas atividades, como exames admissionais, exames periódicos, perícias, homologação de atestados, dentre outras pertinentes à medicina e segurança do trabalho, serão feitas pelo próprio Saae, e não mais através da prefeitura. A estruturação e ampliação do setor atendem ao anexo II da lei nº 1976, de junho de 2008 (PCCR). 

 Com as mudanças, a Seção de Medicina e Segurança do Trabalho do Saae, que antes tinha dois funcionários, passa a contar com quatro. A equipe é composta da seguinte forma: Antônio dos Santos (chefe do setor), Jefferson Estevam de Souza Barros (médico do trabalho), Gisele Alves de Oliveira Castro (técnica em segurança do trabalho) e Murilo Correa dos Santos (estagiário em Segurança do Trabalho).

 O renovado setor começa a elaborar a sua gestão em medicina e segurança do trabalho. O Saae já contratou o Sistema Firjan (Sesi – Senai) de Barra Mansa, para a elaboração do Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho (LTCAT) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). As medidas atendem à lei Nº 412, de 1995. O LTCAT visa definir os direitos dos trabalhadores, relacionados a possíveis riscos de morte e de saúde avaliados, como adicionais de periculosidade e insalubridade. Já o PPRA tem como objetivo analisar os riscos ocupacionais do ambiente de trabalho, eliminando ou diminuindo esses riscos e elaborando ações preventivas para a saúde do trabalhador.

Secretarias relacionadas: