A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Angra realizou nesta segunda-feira, dia 24, o evento “O planeta pede ajuda: conscientização contra a poluição”, que contou com diversas atividades voltadas para a educação ambiental, como palestras, teatro e oficinas. O evento aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA) e celebrou datas ambientais importantes do mês de agosto, como o Dia Internacional da Qualidade do Ar (dia 9), o Dia do Combate à Poluição (14) e o Dia da Limpeza Urbana (27). Muitos jovens e crianças de escolas de Angra e da Fundação Pestalozzi compareceram para saber um pouco mais sobre os benefícios da reciclagem.
– Nosso objetivo é conscientizar, principalmente os jovens, para a questão ambiental, a importância de não poluir e o valor da reciclagem – explicou Ana Cláudia dos Anjos, gerente do Fundo Municipal do Meio Ambiente e também gerente do CEA.
As palestras ensinaram técnicas de reciclagem, como fabricação de biojóias – bijuterias com materiais recicláveis, como palitos, revistas e jornais – , brinquedos com garrafas pet, pequenas esculturas com papel reciclado etc. A equipe também deu dicas sobre descarte consciente do lixo e mostrou exemplos de materiais reciclados, como telhas feitas com papelão; lenha ecológica feita de serragem prensada; madeira plástica; além de amostras de tecido, corda, resina e carpete, tudo isso feito com garrafas pet.
No auditório, as crianças assistiram a uma peça de teatro de fantoches chamada “De olho nos 7 erres”, sobre a questão da reciclagem e do meio ambiente. Os sete erres são reciclar, reaproveitar, recusar, reprensar, reduzir, recuperar e reutilizar. Mandamentos fundamentais para o convívio equilibrado com o meio ambiente, o chamado desenvolvimento sustentável.
Antes do início da peça, a enfermeira Elenice Dayube, do setor de Epidemiologia da Fusar, aproveitou a oportunidade para falar sobre a nova gripe, explicando os cuidados a serem tomados na prevenção do vírus.
Para encerrar o evento, à tarde e à noite serão a vez das palestras “Qualidade do ar”, com o biólogo Felipe Mateini, e “Limpeza urbana”, com Fábio Jordão, coordenador de resíduos sólidos.