A Prefeitura de Angra, através da Fundação de Saúde (Fusar), aderiu ao Programa de Controle do Tabagismo em 2008, do Ministério da Saúde, e vem realizando atendimento específico e reuniões de grupo com pessoas fumantes e que desejam abandonar o vício do tabaco, em oito unidades de saúde do município: Unidade Mista de Saúde da Jacuecanga, Japuíba, Monsuaba e Parque Mambucaba, e nos módulos da ESF da Praia do Anil, Frade (Praia), Vila Histórica e Marinas.
Segundo a coordenadora do programa em Angra, Vanderléa Rodrigues, os profissionais de saúde passaram por uma capacitação para realizar o atendimento, que consiste em uma consulta, onde é realizada uma entrevista (preenchimento de uma ficha própria do programa). O paciente é avaliado e encaminhado para reuniões de grupo, ou, se necessário, a sessões individuais. O tratamento tem duração de um mês, com encontros semanais. Após este tempo inicia-se a fase de manutenção, onde os encontros passam a ser quinzenais, mensais ou anuais. O tempo de tratamento será de acordo com a necessidade e avaliação médica, até que o paciente receba alta do programa.
São fornecidos medicamentos, que são prescritos pelo médico, após a avaliação da necessidade do paciente e das suas condições de saúde. Vale ressaltar que para receber os medicamentos, as pessoas devem participar do programa nas unidades de saúde.
A coordenação do programa tem como um dos objetivos desenvolver campanhas que visam a sensibilização e informação da comunidade, além do incentivo a todas as unidades de saúde a promoverem ações educativas sobre o tabagismo oferecendo material educativo como folders, cartazes e orientações sobre o tema para atualização dos profissionais.
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Assim como aconteceu no Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, na Praça Codrato de Vilhena, onde a Fusar realizou um evento para esclarecimentos sobre o programa, aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação e encaminhamento de tabagistas para as unidades de saúde da rede municipal, será realizado na próxima sexta-feira, 28, das 9h às 16h, na mesma praça, mais conhecida como Praça do Papão, um evento para informações à população acerca dos males do tabaco e da implantação do programa nas unidades de saúde do município.
Estudos evidenciam que o uso do tabaco é responsável por quase 50 das doenças, destacando-se as doenças cardiovasculares, respiratórias e o câncer, sendo que 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes, o que mostra a sua forte correlação com o tabagismo.
A prevenção dessas doenças na população prevê ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência de mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco no país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) coordena e executa, em âmbito nacional o programa.
Programa de Controle do Tabagismo
Prefeitura aderiu ao programa do Ministério de Saúde e realiza em oito unidades de saúde o atendimento