O presidente da Fusar, Adilson Bernardo, recebeu nessa terça-feira, 25, em seu gabinete, o secretário de Saúde do município de Mangaratiba, Roger Dias, para uma reunião para discutirem a elaboração da minuta da criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Baía da Ilha Grande, que abrangerá também o município de Paraty.
Os trâmites para a implantação do consórcio vêm sendo discutidos desde o início do ano, quando em fevereiro foi realizada uma reunião com os secretários de saúde para definição das minutas de cada município.
– Agora alcançamos uma fase mais adiantada. Estamos elaborando a minuta para aprovação dos prefeitos. Em seguida, ela segue para a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que a encaminha para Brasília, ao Ministério da Saúde, de onde virão os recursos para a otimização dos serviços de saúde da região da Baía da Ilha Grande, que contemplam os municípios envolvidos – explicou Adilson Bernardo, afirmando que no primeiro trimestre de 2010 o consórcio já estará implantado e que trará benefícios para o Hospital da Japuíba, que será regionalizado, atendendo também municípios vizinhos.
Estiveram presentes à reunião o advogado do Cosems, Mauro Lúcio da Silva, e a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense (Cisbaf), Rosângela Belo, que estão assessorando o processo da criação do consócio regional. A superintendente de Planejamento, Controle, Avaliação e Regulação da Fusar, Ana Cláudia Marinho Cardoso, também participou do encontro.
A implantação do Consórcio em Angra
A importância da implantação do consórcio no município passa pela questão da liberação dos recursos do SUS destinados à saúde, pelo contingente da população atendida. Os municípios vizinhos, que têm de recorrer para aqui receber atendimento, não serão impedidos, como se tem comentado. Pelo contrário, as possibilidades para a troca de serviços prestados e a qualidade deles passarão pelos recursos liberados ao consórcio intermunicipal.
Rio Claro, por exemplo, tem um centro de audiologia de ponta, com um alto nível de equipamentos e com suporte para atender os municípios vizinhos.
Consórcio Intermunicipal de Saúde em 2010
Presidente da Fusar se reuniu com os secretários de Saúde de Mangaratiba e Paraty