Na manhã da quarta-feira, 26, o vice-prefeito Essiomar Gomes visitou o Morro da Carioca, acompanhado de uma comitiva, para ver e ouvir dos moradores da comunidade local, as reivindicações para a melhoria da estrutura do morro e da realização das obras, em sua maioria aprovadas no Programa Comunidades de Angra.
O primeiro local visitado pelo vice-prefeito foi a Bica da Carioca, que está sendo revitalizada pela prefeitura, através da TurisAngra. Um projeto de restauração da sua construção inicial foi feito, e as obras estão a todo vapor. Segundo os responsáveis, se não fossem as chuvas, os trabalhos de restauração estariam em um estágio mais avançado, mas em três meses ficarão prontos.
Essiomar aproveitou e viu de perto as pedras arrumadas, que estavam enterradas e que agora serão colocadas como piso original. Também será plantado um jardim ao lado que, sem dúvida, valorizará o patrimônio histórico do município, que está revitalizando seus pontos turísticos.
As principais reivindicações apresentadas pelo presidente da associação de moradores da comunidade local, conhecido como Naldinho, são as obras de reparo das escadas de acesso para o morro, que segundo o subsecretário de Serviços Públicos, João Massad, serão padronizadas e terão corrimões para segurança da comunidade; a organização da lixeira, com ordenamento dos locais para colocação do lixo; a construção do quebra-molas, já licitado, na Rua Lincoln Correa da Silva; e as obras de saneamento, fechamento de valas e escoamento de água nas ruas e escadas.
– O Morro da Carioca está inserido no projeto do governo federal, que promete o saneamento do município do Abel ao Marinas, o que é uma prioridade do governo Tuca Jordão – frisou Essiomar.
O vice-prefeito visitou também o possível terreno onde será construída uma escola municipal, que atenderá alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, e conversou com a comunidade sobre o projeto de desapropriação de casas e terrenos para a construção da quadra de esportes e do salão comunitário para eventos.
– Já estamos em negociação com alguns moradores para uma possível troca e realizarmos as obras da quadra para a comunidade. Tudo isso para o início de 2010 – explicou Essiomar que, imediatamente, acionou a subsecretaria de Transportes e Trânsito, assim que observou a necessidade de, no alto da Rua Lincoln Correa da Silva, haver uma sinalização de faixa, para ordenar o trânsito de caminhões no local. A comunidade cobrou o asfaltamento de uma ladeira, próxima à rua, que tem concreto no chão, sendo um perigo para os moradores nos dias de chuva. Em frente ao posto de saúde da comunidade também haverá sinalização no trânsito, como o quebra-molas que será pintado.