A Prefeitura de Angra dos Reis realizou na noite de quinta-feira, 27, na sede da Associação de Moradores do Ariró, a segunda reunião para discutir a proposta de microzoneamento do bairro. O microzoneamento do bairro foi uma das solicitações da Câmara Municipal, ao aprovar o Plano Diretor do município. Cerca de 60 moradores participaram da reunião. Os trabalhos foram coordenados pela equipe da Gerência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, com o apoio da associação do local, representada pela presidente Teresa Miguel.
Os moradores chegaram a partir das 18h, com muitas dúvidas, e logo foram convidados a localizar suas casas num grande mapa e em cartazes com fotografias. Em seguida, receberam um questionário para levar para casa e devolver à associação de moradores com as sugestões para serem incorporadas ao projeto de lei que está sendo elaborado pela prefeitura. O projeto deverá ser enviado, possivelmente, em setembro para apreciação do Conselho Municipal de Urbanismo (Cmuma), e posteriormente para aprovação da Câmara Municipal.
Os técnicos da prefeitura apresentaram aos moradores a tabela do zoneamento para o bairro, que foi dividido em três trechos com 16 áreas e responderam a diversas perguntas da comunidade presente. Explicaram o que pode e o que não pode ser feito nas áreas denominadas zonas: residenciais, de interesses turísticos, ambientais de usos coletivos, interesses ambientais de proteção, e especiais de interesse social. Também explicaram para os moradores os usos possíveis em cada zona, como tamanho dos lotes, metros quadrados que podem ser ocupados, altura do prédios, quantidades de pavimentos e afastamentos necessários.
Presentes ao evento, o subsecretário de Meio Ambiente, Fernando Pereira, e o gerente de desenvolvimento, Luís Moura Mello, acompanhados pela equipe formada por Ana Vitória Hadad, Ana Paula Nascimento, Viviane Salles e Sandra Helena Figueira.