Ações e Cidadania no Frade foi um sucesso

O projeto chamou atenção pela organização e presença da comunidade na nova praça do bairro

Segunda-Feira, 31/08/2009 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, o projeto Ações e Cidadania no bairro do Frade, na nova praça, recém-inaugurada pelo prefeito Tuca Jordão, Juca Mariano. O evento foi um sucesso de público e organização. A comunidade apreciou o cuidado da Ação Social em cada detalhe e prestigiou, nos dois dias, a estrutura montada para atender e prestar serviços à população. A secretária Célia Jordão esteve presente e ouviu de perto os elogios ao governo municipal pela qualidade dos serviços.

O projeto Ações e Cidadania mostrou a parceria que existe entre as secretarias do governo, que puderam apresentar seus trabalhos. Entre elas, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, que mostrou o Programa Sertão Vivo e Ilha Viva. Nele, são desenvolvidas oficinas e palestras nas comunidades afastadas do Centro (ilhas e sertão) para promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e caiçaras do município, através de oficinas que visam à geração de renda. No evento, a oficina de reaproveitamento de garrafas PET e de biojoias, utilizando coquiles para a confecção de brincos, estava cheia de curiosos e participantes.

Aproveitando a presença da população, a Secretaria de Ação Social que levantou a campanha contra a violência intrafamiliar, realizou palestras de conscientização à comunidade, reforçando o convite para a passeata que será realizada no dia 8 de outubro no Centro.

– Temos que lutar contra essa situação. Se nos unirmos, conseguiremos amenizar os números, por isso temos que fazer nossa parte – afirmou Célia Jordão, assessorada por Celina Figueiredo, organizadora do evento.

A Secretaria de Governo e Defesa Civil também marcou presença com uma tenda onde foram expostos alguns equipamentos de socorrimento em áreas confinadas, mergulho e alpinismo, que são utilizados pela Defesa Civil.

A população do Frade ficou bem satisfeita, também, com o Ministério do Trabalho, que ofereceu o serviço de renovação e emissão da carteira de trabalho. Cada pessoa deveria levar os documentos necessários e uma foto 3X4.

A Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), sempre parceira nos eventos da Ação Social, fez um belo trabalho informativo sobre o combate à dengue. Além do teatro de fantoches educativo, na tenda havia uma lupa para o visitante ver as fases de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Os serviços de aferimento de pressão arterial e teste glicêmico  foram prestados, e palestras sobre saúde da mulher, DST, prevenções à Influenza A foram dadas na E.M. José Luiz Ribeiro Reseck. Além  de orientação à higiene bucal e distribuição de kits (escova e creme dental).

Diversas das oficinas, que são realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), foram realizadas no evento, também. A técnica de Geração de Trabalho e Renda da Ação Social, Lúcia Cavalcanti, que atua nos sete Cras, foi a responsável por levar pintura em tecido, em vaso, biscuí, cabeleireiro, manicure, depilação, crochê, desenho, recreação e caricatura, que foi um sucesso entre as crianças. Elas brincaram na praça e assistiram aos meninos do Projeto Gol Social, que é desenvolvido pela Ação Social para  meninos que jogam futebol.

Muitas apresentações de dança e música aconteceram durante os dois dias, entre elas, o Coral da E.M. José Luiz Ribeiro Reseck, a Banda Maestro Galloway, e o grupo de hip hop do Cras do Frade. Na sexta-feira a dupla Dedé e Costela animaram a tarde com muito forró para divertir a comunidade. A empresa Racco, parceira nos Ações e Cidadania, se fez presente também realizando limpeza de pele e demonstração de produtos.

– Eu estou achando tudo lindo e maravilhoso. Tudo muito organizado e com muitas atividades pra gente – contou Maria Aparecida Louzada, de 45 anos, moradora do Frade. A alegria da comunidade era visível, e os dias de sol ajudaram a reafirmar o sucesso do evento no Frade.

Secretarias relacionadas: