Em pouco mais de um ano a contar de suas homologações, os concursos e seleções públicas organizados pelo município de Angra dos Reis vêm mostrando um índice elevado de aproveitamento dos concursados. Através do concurso público e seleção pública da Prefeitura de Angra, e do concurso público da Fusar, até a última semana, 2.047 profissionais já foram convocados. O número é quase o dobro da soma das vagas oferecidas pelos três concursos em seus editais, que é de 1056.
Os três concursos foram realizados no ano passado. As vagas são referentes aos 212 cargos oferecidos, somando os níveis fundamental, médio e superior, os diferentes distritos, e as vagas para portadores de necessidades especiais (PNE). Embora alguns cargos ainda não tenham preenchido o número total de vagas, como é o caso de maqueiro, agente de ouvidoria e administrador hospitalar, na maioria dos cargos a convocação supriu ou até superou o número de vagas, demonstrando o empenho da administração municipal em suprir seu quadro funcional por meio dos concursos. No cargo de auxiliar de recreação, que oferecia 15 vagas, já foram chamadas 65 pessoas; auxiliar de serviços administrativos, que oferecia três vagas, 45 foram convocados. O número de convocações supera de longe as vagas oferecidas em vários outros cargos: docente I - continente (60 vagas – 321 convocados), assistente social (11 vagas – 51 convocados), docente II (38 vagas, somando todas as disciplinas – 195 convocados) etc.
O número de convocações não representa o número de profissionais em exercício, já que alguns convocados não se apresentam, ou se apresentam mas não chegam a tomar posse. Também há casos em que o profissional entra em exercício, mas desiste do cargo. Nessa situação, novas convocações para o mesmo cargo são feitas, de acordo com as necessidades da administração.
A seleção pública de 2008, organizada pela prefeitura, foi para o preenchimento de vagas de agente de combate às endemias. A diferença de seleção pública para concurso público é que através da primeira as contratações são feitas pelo regime celetista (CLT). Cento e trinta e seis vagas foram oferecidas e 169 pessoas foram convocadas. As vagas foram divididas em distritos. Todas as que não eram destinadas a portadores de necessidades especiais foram supridas acima do número oferecido. No caso daquelas destinadas a pessoas com necessidades especiais, as convocações ficaram abaixo do número oferecido pelo edital porque não houve candidatos classificados o suficiente.
Já o concurso público, organizado pela Prefeitura de Angra, foi o maior dos três, oferecendo 176 vagas para ensino fundamental, 280 para ensino médio e 242 para o ensino superior. Somente através deste concurso, 1.614 convocações já foram feitas. Os números, tanto de vagas quanto de convocações, são consideravelmente grandes também se comparados aos do concurso anterior da Prefeitura de Angra, realizado em 2004, no qual, somando todos os níveis, foram oferecidas 316 vagas e 771 profissionais foram convocados.
Completando os concursos realizados no ano passado está o da Fusar. A Fundação de Saúde de Angra dos Reis ofereceu em seu concurso 92 vagas de ensino médio, para auxiliares de consultório dentário e auxiliares de enfermagem, e 130 de ensino superior, para médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas. Duzentos e sessenta e quatro convocações já foram feitas.
A seleção pública da prefeitura e o concurso público da Fusar foram homologados em julho do ano passado. Já o concurso público da prefeitura foi homologado em junho. Os três possuem validade de dois anos a contar da data de homologação e novas convocações serão feitas. De acordo com a Subsecretaria de Recursos Humanos da prefeitura, as convocações são feitas para suprir as necessidades das secretarias, fundações e autarquias que compõem a administração municipal, conforme os pedidos por elas encaminhados. Esses pedidos precisam ser analisados de acordo com a questão orçamentária do município e a Lei de Responsabilidade Fiscal antes de serem aprovados.
– A prefeitura tem interesse em aproveitar os concursados, e o número de convocações mostra que isso tem sido feito. Mas precisamos convocar de uma forma responsável. O município teve uma queda na arrecadação, e por isso tivemos que priorizar as áreas de saúde e educação - explica o secretário de Administração e Desenvolvimento de Pessoal, José Eugênio Sayegh. O secretário também explicou que a diminuição do número de secretarias, reduzidas de 22 para 15 pela atual gestão, também tem influenciado no ritmo das convocações, já que a administração precisa se readequar à nova estrutura.
A Subsecretaria de Recursos Humanos informa que há pedidos para convocações sendo analisados pela Controladoria-Geral em alguns cargos que ainda não preencheram as vagas oferecidas no edital. É o caso de agentes de desporto, auditor-cirurgião dentista, auditor-administrativo, agente de ouvidoria e maqueiro.
O acompanhamento das convocações pode ser feito através do site da prefeitura (www.angra.rj.gov.br), clicando no link