Desfile Cívico na Japuíba e Serra D´Água

Programação segue até o dia 7 com o desfile do Centro, que terá arquibancada para 420 pessoas

Quarta-Feira, 02/09/2009 | .


Centenas de pessoas compareceram à Av. Japoranga, na Japuíba, nesta quarta-feira, 2, para assistir o desfile cívico do bairro, em comemoração à Semana da Pátria no município de Angra dos Reis.

Assim como no primeiro dia de desfiles, no Parque Mambucaba e Frade,  a prefeitura repetiu o sucesso na organização e pontualidade fazendo o desfile da Japuíba, que é tão extenso quanto o do Centro, com agilidade e qualidade.

A primeira-dama Alessandra Jordão representou o prefeito Tuca Jordão no evento e fez a abertura oficial. O vice-prefeito Essiomar Gomes esteve presente e destacou os investimentos do governo na área da educação, principalmente no bairro da Japuíba, onde será inaugurado em dezembro o Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Especiais (Cemanee). Ele também falou sobre as obras da E.M. Santos Dumont, que em 2010 será entregue à comunidade e funcionará com 25 salas de aula.

O subprefeito da Japuíba, Ricardo Dutra, o presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), Mário dos Anjos, e  os vereadores Leandro Silva e Lia se fizeram presentes prestigiando o desfile do bairro.

A primeira escola a desfilar foi o Centro Educacional Cecília Meireles e Jardim de Infância Marisol, que é da rede particular e levou seus alunos, na maioria crianças da pré-escola, para marchar na avenida.

Com muito orgulho, a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, apontou para a E.M. Manoel Ramos, que foi a segunda a desfilar, e disparou:

– É nossa primeira conquista do governo Tuca Jordão! Nossa primeira escola inaugurada, que atende a 460 alunos – comentou Luciane. A Manoel Ramos trouxe seu patrono para o desfile, um dos mestres da Folia de Reis do município de Angra e que há 40 anos reside no bairro da Nova Angra, onde é a escola, e emocionou a todos.

A E.M. Frei João Moreira, localizada na Enseada, e que recentemente foi totalmente revitalizada, trouxe uma bela mensagem para o desfile: “Família e escola, juntas para uma pátria melhor”, cujo objetivo é reconhecer a família e a escola como núcleos sociais que preparam o aluno para o exercício da cidadania.

Outras escolas da rede municipal fizeram bonito na avenida. A E.M. Almirante Tamandaré, sob a direção de Maria de Fátima Gullo, da Vila Nova; a E.M. Princesa Isabel, do Belém, que levou os alunos para o desfile com mensagens de paz; a E.M. Tereza Pinheiro de Almeida, que atende a 965 alunos e também à EJA; a E.M. Santos Dumont, sob a direção de Rosilane Rabello, que em breve ganhará um novo prédio com 25 salas de aula; a E.M. Doutor Orlando Gonçalves, situada na Estrada da Banqueta, levou quase 100 crianças, que lindamente marcharam na avenida; a E.M. Toscano de Britto, do bairro da Gamboa; a E.M. Tânia Rita de Oliveira Teixeira, antigo Ciep municipalizado, além da representação de cerca de 50 alunos, levou alunos da EJA também.   

A E.M. Mauro Sérgio da Cunha, que tem como diretora-geral a professora Dilcéia de Souza Alves, fez um belo desfile. Além de levar representantes de diversas séries do ensino fundamental, iniciou o desfile com dois alunos portadores de necessidades especiais, que carregaram a faixa da escola.

O Projeto Música na Escola, iniciado em 2008 na rede municipal de educação, apresentou a Banda Municipal Angélica Suzam Chaves da Cunha (Bamasc), com 25 alunos da E.M. Mauro Sérgio da Cunha e tendo como regente Samuel Lucas Vianna, que acompanhou o desfile de várias escolas da rede municipal.

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer convidou  a Banda de Fanfarra Alberto da Veiga (Favag), do Ciep 495-Guignard, sob a regência de Michele Neves, composta por 60 componentes, que abrilhantou o desfile.

A última escola a desfilar foi  a E.M. Prof.ª Cleusa Fortes de Pinho Jordão, que com mais de 300 alunos, passou acompanhada da Fanfarra Angra Fênix, do C.E. Honório Lima, localizado no Balneário. Quem finalizou o desfile foi o Clube dos Desbravadores do Frade.

Serra D‘Água

Toda a comunidade estava prestigiando o desfile da E.M. Dom Pedro I, que se apresentou em um belíssimo desfile com 300 alunos, empolgados com a grande festa. A escola atende a mais de 400 alunos e também a jovens e adultos na EJA.

O vice-prefeito Essiomar Gomes, acompanhado de sua esposa Kelly Gomes, o subprefeito Ricardo Dutra e o vereador Leandro Silva participaram do evento e assistiram à Banda Municipal Instrutor Wagner Falcão (Bamwaf), que recebeu desde 2008 apoio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer com o Projeto Música na Escola. A fanfarra, que conta com 76 integrantes e está sob a regência de Márcio José Falcão, ex-aluno da E.M. Dom Pedro I, executou o Hino de Angra em um belíssimo arranjo.

Desfiles nos outros bairros e Centro

Na Monsuaba, o desfile acontecerá amanhã, dia 3, quinta-feira, na Rua Manoel de Souza Lima, e após, às 14h, será em Jacuecanga, na Rua Doce Angra. O último desfile, antecedendo o do Centro, será na Praia do Abraão, no dia 4, sexta-feira, às 9h, na Rua Principal.

No dia 7 de setembro, no Centro, o desfile contará com 28 instituições e se iniciará às 9h, na Avenida Júlio Maria, com uma representação do Colégio Naval e uma viatura oficial que trará o comandante e o prefeito Tuca Jordão. A Polícia Militar, a Defesa Civil e a Banda Sarmento desfilarão também. O Corpo de Bombeiros encerrará o desfile, fechando a Semana da Pátria.

A novidade no desfile do Centro será a estrutura para a platéia que prestigia o evento. Serão montados dois módulos de arquibancada, que comportarão um total de 420 pessoas, melhorando a acomodação dos pais e a população em geral. A ideia veio da secretária Luciane Rabha, que questionou a aglomeração dos pais em torno dos pelotões, o que normalmente causa tumulto e impede o público de assistir ao desfile.

– A estrutura será semelhante à que foi montada no carnaval e acreditamos que, com isso, ofereceremos um conforto maior aos que gostam de assistir ao evento, que é uma demonstração de civismo e amor à pátria – explicou a secretária.

A Semana da Pátria terá toda a estrutura para a organização do trânsito, através da Subsecretaria de Transportes e Trânsito, atendimento médico com tenda, enfermeiro e ambulância da Fusar, além do Saae, com distribuição de água e da infraestrutura da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, que fornecerá lanche para os alunos da rede municipal.

Ordem do desfile do Centro

1-Viatura oficial com o comandante do Colégio Naval e o prefeito
2-Marinha
3-Polícia Militar
4-Defesa Civil, ex-combatente e Banda Sarmento

Escolas Municipais

5-Banda Municipal de Angra dos Reis (Bamear)
6-Pestalozzi
7-E.M. de Educação para Cegos
8-E.M.de Educação de Surdos
9-Banda
10-Comom
11-E.M. Adelaide Figueira
12-E.M. Antônio Joaquim de Oliveira
13-E.M. Prof. José Américo Lomeu Bastos
14-E.M. Pref. Francisco Pereira Rocha
15-E.M. Prof. Antônio José Novaes Jordão
16-E.M. Alexina Lowndes – Banda Comtaf
17-PEC (Programa de Esportes para Crianças)
18-Representação das escolas da Ilha Grande
19-Programa Agente Jovem e Banda de Música Maestro Galloway e
Associação Escola Taekwondo.

Escolas Particulares

20-Cesb- Cooperativa de Ensino São Bento
21-Escolinha de Inglês
22-Assec/ Laranjinha

Escolas Estaduais

23-Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav)
24-Colégio Estadual Nazira Salomão
25-Colégio Estadual Honório Lima
26-Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro
27-Celamm
28-Corpo de Bombeiros

Secretarias relacionadas: