Copa de bodyboarding em Angra

Principais surfistas do país virão à Ilha da Gipóia em busca de uma das ondas mais perfeitas para a modalidade

Sexta-Feira, 04/09/2009 | .

Neste mês de setembro Angra dos Reis irá entrar para o cenário brasileiro do surfe.  A cidade vai sediar a Copa Rio de Bodyboarding, considerada o maior evento nacional da modalidade. A competição terá apoio da Prefeitura de Angra e deverá  contar com alguns dos maiores surfistas do Brasil, como o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega e os também campeões mundiais Uri Valadão e Paulo Barcellos. As provas serão nos dias 26 e 27, na Ilha da Gipóia, em um local conhecido como Lage do Dramin ou Lage da Alagada.

 As praias de Angra são normalmente conhecidas pelas aguas calmas, com  poucas apropriadas para a prática do surfe. No entanto, o que pouca gente sabe é que recentemente a Lage do Dramin, pico sobre fundo de pedras localmente conhecida como Laje da Alagada, localizada a cerca de 200m da Ilha da Gipóia, próxima à Praia do Dentista, teve suas ondas consideradas como uma das mais perfeitas para a prática do bodyboard. A descoberta se espalhou e ganhou espaço na imprensa especializada do Brasil e do exterior, e também em grandes veículos. Pela rara beleza do local e por sua formação, a onda da Lage do Dramim chegou a ser comparada a de Teahupoo, no Tahiti, uma das mais famosas do mundo. O novo point tem atraído um número cada vez maior de surfistas.    

 O evento deverá contar com uma grande estrutura e atrair os principais veículos  da mídia esportiva, com uma coletiva de imprensa programada para o dia 25, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). As provas serão nas categorias profissional e open, masculina e feminina, e irão contar também com a participação de alguns atletas angrenses. A expectativa é que a Copa Rio de Bodyboarding contribua para a divulgação e o crescimento do turismo na cidade. A competição poderá servir para a inclusão de Angra dos Reis no calendário 2010 do Circuito Mundial de Bodyboard, da International Bodyboard Association (IBA).

 Um diferencial do evento é que serão doadas pela organização mudas de espécies nativas da mata atlântica, que serão utilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Angra para reflorestamento. Também haverá doação de alimentos arrecadados durante o evento à Secretaria de Ação Social.

BODYBOARD
 O bodyboard é um esporte onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos em uma prancha com, em média, 39 a 42 polegadas. Os primórdios do bodyboard está no Havaí, onde os nativos praticavam modalidade similar, chamando-a de paipoboard. No início da década de 1970, imaginando uma prancha que pudesse ser surfada de uma forma diferente, o químico e surfista americano Tom Morey aproveitou a ideia dos nativos havaianos, aperfeiçoando-a e criando a prancha Morey Boogie. A prancha logo se popularizou dando origem ao bodyboard que hoje se conhece. No Brasil, existem mais de um milhão de praticantes. O país é uma das maiores potências no esporte e coleciona 28 títulos mundiais, sendo oito masculinos e 20 femininos.

Secretarias relacionadas: