O I Festival Municipal de Dança Angra em Movimento agitou o município com a participação de dançarinos e coreógrafos de Angra como competidores, e do Rio e São Paulo como convidados. O evento começou na quinta-feira, 10, e na noite da abertura, o público pôde assistir a 19 apresentações de diversas modalidades de dança, do balé clássico à dança do ventre. O evento, que foi realizado pela Prefeitura de Angra e a Cultuar, no teatro do Centro Cultural Theophilo Massad, terminou na sexta-feira, dia 11, com a premiação dos selecionados pelo corpo de jurados.
Os dois dias de atrações contou com um grande público, que lotou o teatro. A entrada foi 1kg de alimento não perecível. No sábado, 12, aconteceu a apresentação no Shopping Piratas, que estava apoiando o evento.
O festival foi organizado com o objetivo de valorizar a dança, um setor que está em expansão no município, atraindo um grande número de praticantes, e pode valer como uma prévia para um festival nacional de dança, que poderá ser realizado em breve.
-Estamos tentando buscar um pouco mais de espaço para a dança em Angra. A cidade respira teatro, temos como exemplo a Fita, que é um grande festival, mas queremos mostrar que aqui também tem dança – explicou Hugo Leonardo, curador do Angra em Movimento e que também faz parte do Conselho Municipal de Cultura. Ele adiantou que já se discute um festival nacional de dança para o ano que vem na cidade.
Os dançarinos competiram nas categorias adulto, juvenil, infanto-juvenil e infantil. Eles foram avaliados por Alan Resende, Andrea Raw, Regina Sauer e Caio Nunes, todos dançarinos e coreógrafos consagrados, com passagens por grandes companhias de dança e trabalhos importantes em TV, teatro e cinema. Os competidores foram julgados por critérios como figurino, conjunto (sincronia e harmonia de movimentos), tema proposto e direção técnica (coerência com o estilo proposto).
Após cada apresentação, foram anunciados os vencedores na categoria infanto-juvenil: melhor figurino e melhor direção técnica, tema proposto, melhor conjunto e melhor performance, categoria juvenil.
Os premiados voltaram na sexta-feira para se reapresentar e receber os troféus. Além dos cinco prêmios oferecidos em cada categoria, houve a premiação para os melhores dançarinos (masculino e feminino) de cada uma delas.
Premiação:
Categoria Infantil.
Escola de Danças Christiane
- Coreografia - Aula de Ballet
- Premiações - Melhor Figurino, Melhor Tema Proposto, Melhor Conjunto, Melhor Direção Técnica e Melhor Performance.
Categoria Infanto-juvenil
Escola de Dança Christiane Dias
- Coreografia - Baile de Máscaras
- Premiações - Melhor Figurino e Melhor Direção Tecnica
Angra Free Dance
-Coreografia - A Paz pelo Mundo
- Premiações - Melhor Tema Proposto, Melhor Conjunto e Melhor Performance
Categoria Juvenil
Dançarte Angra
-Coreografia - Feira de Mangaio
-Premiação - Melhor Figurino, Melhor Tema Proposto, Melhor Conjunto, Melhor Direção Tecnica e Melhor Permance
Categoria Adulto
Escola de Danças Christiane Dias
-Coreografia - Carmem
- Premiação - Melhor Figurino, Melhor Tema Proposto, Melhor Direção Tecnica e Melhor Performance
Cia. Arena
-Coreografia- Dance
-Premiação - Melhor Conjunto
Prêmio Extra
Melhor Bailarina do Festival na categoria adulto - Christiane Dias