A abertura da Exposição Ecológica, realizada por alunos da rede pública (municipal e estadual) das praias da Longa e Provetá, e do bairro de Jacuecanga, nesta terça-feira, 15, no Centro Cultural Theophilo Massad, foi prestigiada por diversas autoridades do município de Angra dos Reis.
Os trabalhos expostos encantaram a todos os presentes, que puderam conhecer os projetos de educação ambiental, que visam o reaproveitamento e reciclagem de materiais, realizados nas escolas municipais Thomaz Henrique Mac Cormick, da Praia da Longa, e Pedro Soares, na Praia de Provetá; e das escolas estaduais Ciep 302-Charles Dickens, em Jacuecanga, e C.E. Pedro Soares, também no Provetá, Ilha Grande.
Os temas dos trabalhos expostos são diversificados: “Redescobrindo praias, ilhas e enseadas em Angra dos Reis”, feito com artesanatos em jornal e PET; “Alimentação consciente”, aproveitamento de cascas e talos de alimentos; “Exposição do mosaico ecológico: passado e futuro da Ilha Grande”, feito com CDs e LPs de vinil ornamentados com frascos de xampu e desodorante.
Os alunos presentes estavam contentes com o prestígio da exposição e explicaram aos curiosos como foram feitos os trabalhos.
– Nós que fizemos tudo. Desde cortar os vidros de xampu, pedacinho por pedacinho, e colá-los, formando mosaicos – explicou o aluno Vinicius, de 11 anos, da Praia da Longa.
O vice-prefeito Essiomar Gomes esteve presente e parabenizou as diretoras das escolas municipais envolvidas pela integração com as escolas do estado, e, também, pela iniciativa do trabalho.
– Temos tido gratas surpresas da Ilha Grande, desde a época do governo Fernando Jordão, com o desenvolvimento do projeto “Sertão vivo, ilha viva”. E agora, somos surpreendidos pela riqueza desse artesanato – contou Essiomar.
O secretário-executivo do Consig, Fernando Jordão, também prestigiou o evento e fez a entrega do livro “Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Ilha Grande” à diretora do C.E. Pedro Soares, Líbina Nascimento, para acervo bibliotecário da escola. Fernando falou ainda sobre o importante papel do Consig como intermediário em benefícios para a Ilha Grande.
– Recentemente fizemos a intermediação do município com a Embratel, para viabilizar internet para os alunos da Vila do Abraão – contou Fernando Jordão.
A primeira-dama do município, Alessandra Jordão, representou o prefeito Tuca Jordão, realizou a entrega de um exemplar do livro, lançado em 2008, à diretora da E.M. Thomaz Henrique Mac Cormick, Paola Lopes Pereira, e ressaltou o cuidado do governo com a educação. Ela falou ainda sobre sua paixão por artesanato.
– Estou encantada com o talento desses alunos, achei os mosaicos maravilhosos, verdadeiras obras de arte. Por isso devemos continuar investindo na educação de nosso município e valorizar a arte, também – frisou ela, que falou às crianças sobre a importância dos estudos: – A única coisa na vida que ninguém poderá tirar de vocês é a educação – afirmou.
A coordenadora regional de Educação da Baía da Ilha Grande, Marinilza Graciano, e a subsecretária de Educação do município, Neuza Fonseca, também estiveram presentes, bem como a secretária de Ação Social, Célia Jordão, e o vereador Manoel Parente. O presidente da Associação dos Servidores Públicos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Marcelo Fonseca, reforçou o convite para a exposição, que será encaminhada para o tribunal a partir do dia 23 deste mês.
O evento foi finalizado com a apresentação da banda da E.M. Áurea Pires da Gama, que, através do Projeto Música na Escola, há três meses vem trabalhando com alunos de diversas idades e com a degustação dos alimentos preparados pelos alunos do projeto “Alimentação consciente”, de autoria da professora de biologia Maria Cecília Soares Pestana, do Ciep 302.
A exposição ficará aberta ao público no Centro Cultural Theophilo Massad até o dia 21 de setembro, das 9h às 17h, e a entrada é franca.
Abertura da Exposição Ecológica
As escolas da Praia da Longa,Provetá e Jacuecanga realizam exposição no teatro