Desde a segunda-feira, 14, têm chegado à cidade os caminhões que trazem ao Porto de Angra dos Reis os tubos de aço para o campo de Tupi-Mexilhão, na Bacia de Santos. A movimentação está sendo grande com o transporte do material sendo feito pela rodovia.
No dia 21 de agosto chegou ao Porto a primeira remessa dos tubos de aço a bordo do navio holandês “Mozu Arrow” que trouxe as primeiras 10 mil toneladas de tubos, das 40 mil que foram importadas da Inglaterra. As outras 35 mil toneladas de tubos estão vindo para o município através dessas carretas, pela empresa Confab, que tem a sua matriz em São Paulo.
A Technip (que comprou 70% das ações da arrendatária do Porto, a Angra Porto) arrematou o contrato de serviço, através de licitação realizada pela Petrobras, para o lançamento do gasoduto interligando os campos de Tupi e Mexilhão, na Bacia de Santos.
O gasoduto Tupi-Mexilhão terá 225 km de extensão e 18 polegadas de diâmetro. O campo de Tupi entrará em operação no fim deste ano através de um teste de longa duração. Para 2010 está previsto o início da produção, através de um teste piloto na área, realizado através do FPSO Cidade de Angra dos Reis, afretado da empresa Modec e em processo de conversão na China.