Inscrições para o Seminário de Educação Especial

Prefeitura promoverá seminário para os profissionais da educação especial do município

Quinta-Feira, 17/09/2009 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, realizará no dia 23 de setembro o IX Seminário de Educação Especial. A palestra de abertura será no Colégio Naval, mas as oficinas programadas, que acontecerão no decorrer do dia, serão realizadas no no Polo Presencial Angra dos Reis – Eadcon, no Shopping Piratas Mall; no auditório do C. E. Artur Vargas (Ceav); e na sala de vídeo do Centro Cultural Theophilo Massad.

O evento tem como objetivo garantir aos profissionais da Educação do município em geral (rede municipal, estadual e privada) uma discussão teórica e prática sobre o processo de inclusão dos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades, ou superdotação. Mas será aberto ao público em geral, que desejar participar.

Na programação, além da palestra “Educação inclusiva: práticas pedagógicas e perspectivas políticas”, que será ministrada pela doutora em educação Márcia Denise Pletsch, das 8h às 12h, no auditório do Colégio Naval, também serão oferecidas cerca de sete oficinas no  Polo Presencial Angra dos Reis – Eadcon, no Shopping Piratas Mall; na sala de vídeo do Centro Cultural Theophilo Massad; e no auditório do Ceav, das 14h às 17h. Os temas das palestras são: A Libras na comunicação surdos X ouvintes; Processo de interlíngua na educação de surdos; Altas habilidades / superdotação: vivenciando a proposta de suplementação pedagógica para alunos que frequentam a Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD); O processo  de ensino / aprendizagem dos alunos com condutas típicas; “Vamos em frente que atrás vem gente”; A contribuição da consciência fonológica na aprendizagem; Saúde mental na infância e adolescência.

Segundo a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, esta iniciativa visa contribuir para o processo de formação continuada dos professores e equipe técnico-pedagógica, mobilizando a construção de fazeres pedagógicos significativos, que considerem a diversidade do cotidiano escolar.

– As oficinas estão quase lotadas. Tivemos que estendê-las para mais dois locais, devido à grande procura – explicou a gerente de Educação Especial Cláudia Peixoto.

As inscrições para as oficinas poderão ser feitas na Secretaria de Educação, na Praça Almirante Tamandaré, ou pelo telefone (24) 3377-2706.

Secretarias relacionadas: