A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, recebeu em seu gabinete, na quinta-feira, 10, as secretárias de Educação dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Seropédica para a reunião regional da Undime, que é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
A reunião foi dirigida pela representante regional e primeira-dama do município de Itaguaí, Andréia Bussato, que levantou diversas questões para discussão, dentre elas, a realização da Conferência Intermunicipal da Conae, que seria nos dias 13 e 14 de agosto, mas, devido ao adiamento do início das aulas do segundo semestre, foi desmarcada. Ficou decidido pelas secretárias, então, que a conferência será realizada no dia 25 de setembro, na UFRRJ, em Seropédica.
Outra pauta discutida entre elas foi a idade inicial para a pré-matrícula nas escolas municipais.
– A lei estadual diz que crianças com cinco anos podem ser matriculadas, desde que até o final do ano completem seis anos, mas a lei federal determina que só deverão ser matriculados os alunos com seis anos já completados. Nós decidimos seguir a determinação da LDB, que é superior à lei do estado – contou Luciane Rabha, que falou ainda sobre as ações da Educação, realizadas no município, dentre elas a implantação da Educação de Horário Integral.
Vale ressaltar que este foi o primeiro encontro em que todas as secretárias estiveram presentes: Luciane Rabha, Angra dos Reis; Andréia Bussato, Itaguaí; Mônica Brito, Mangaratiba; Elizete Malvão, Paraty; e Márcia Lopes, Seropédica. Os encontros são bimestrais e o próximo foi agendado para novembro, no município de Paraty.