Formatura do EJA no Monte Castelo

Primeira turma a se formar no bairro desde a implantação do projeto no local, em 2008

Quinta-Feira, 17/09/2009 | .

O programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), coordenado pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, formou sua primeira turma no Monte Castelo na quinta-feira, dia 16. A cerimônia de formatura aconteceu no Centro  de Inteligência e Cidadania (CIC) e contou com a participação da secretária de Educação, Luciane Rabha, do vereador Leandro Silva, de professores e coordenadores do EJA, além dos formandos e seus familiares. Os 22 alunos receberam o certificado que é equivalente ao do ensino fundamental, possibilitando que agora eles ingressem no ensino médio.

        O EJA é uma modalidade de ensino que oferece acesso à educação a alunos que não puderam estudar na época certa ou interromperam os estudos. No EJA do Monte Castelo, que funciona na E. M. Profª Adelaide Figueira, há alunos de várias idades, inclusive idosos. Maria das Graças Ladislau, diretora da escola, destaca a capacidade de superação de todos.

    – Vimos o esforço e a dedicação destes alunos, que estudam depois de um dia inteiro de trabalho. Sabemos o quanto isso é difícil. Às vezes algum parecia querer desanimar, mas eles persistiram e superaram o desafio – disse a diretora.

    Atualmente há 21 unidades do EJA em Angra, com aproximadamente quatro mil alunos, de Garatucaia ao Parque Mambucaba, incluindo a Ilha Grande. Luciane Rabha destacou o trabalho da prefeitura pela educação no município.

    – É uma satisfação muito grande ver vocês se formando. Estamos trabalhando para reduzir o analfabetismo e dar oportunidade a todos. Agora vocês podem ingressar no ensino médio e mais para frente, quem sabe, em uma faculdade. Não importam os motivos que os fizeram interromper os estudos, o importante é que vocês concluíram – disse a secretária aos formandos. – A gente só transforma o mundo através da educação – completou. 

    O projeto foi implantado no Monte Castelo por intermédio do Comunidades de Angra, atendendo a reivindicações dos moradores durante a passagem do programa pelo bairro, em 2007. Além do EJA, o Comunidades de Angra também foi importante para a implantação de uma unidade do Teclar, projeto de inclusão digital da Secretaria de Educação, oficinas de artesanato, cursos de gastronomia, de pintor letrista etc. Por meio do programa, o Monte Castelo recebeu melhorias como a cobertura da quadra de esportes, reformas nas escadarias e a construção do Centro de Inteligência e Cidadania.

    Durante a formatura foi feita uma emocionada homenagem a Sebastião Felício, conhecido como Seu Tião, falecido recentemente. Considerado o poeta do bairro pelos moradores, Seu Tião era aluno do EJA. Foram distribuídos alguns exemplares do livro Mãos Grossas, publicado pela Secretaria de Educação, que reúne poesias de Seu Tião. O livro será lançado em breve. 

    A partir de outubro começa a pré-matrícula do EJA. Os interessados devem ter mais de 15 anos e dirigir-se a uma das unidades de ensino que oferecem o projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3377-1957, com a Coordenação do EJA.

Secretarias relacionadas: