A Prefeitura de Angra e a TurisAngra realizaram nessa segunda-feira, dia 21, no Hotel Meliá, a abertura do 1º Seminário de Turismo de Angra dos Reis. A noite chuvosa não desanimou o público e o evento reuniu centenas de pessoas. Empresários ligados direta ou indiretamente ao setor turístico, estudantes de turismo, além de autoridades e funcionários da prefeitura participaram. O objetivo do seminário é promover uma discussão ampla sobre a gestão do turismo no município, elaborar e apresentar diretrizes, além de reativar o Conselho Municipal de Turismo, responsável por elaborar propostas em uma gestão democrática do setor, e definir critérios para a concessão do Selo de Qualidade, para a melhoria de produtos e serviços. O seminário continua na terça e na quarta, dias 22 e 23.
A abertura serviu para que os representantes do setor público e entidades ligadas ao turismo falassem sobre os objetivos do evento, políticas de fomento ao turismo e a importância de se investir no setor. Participaram da mesa de abertura, fazendo as considerações iniciais, o prefeito Tuca Jordão, o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, o vereador José Maria Justino, o secretário nacional de Políticas do Turismo, Aírton Nogueira, representando o Ministério do Turismo, o diretor da TurisRio, Sérgio Mello, e a representante do Sebrae, Maria Auxiliadora. A noite também contou com a palestra do ex-prefeito de Gramado (RS), Pedro Bertolucci.
O grande consenso foi sobre a parceria que deve existir entre os setores público e privado na gestão do turismo, considerada de fundamental importância. Um dos objetivos do evento é justamente o de conscientizar a classe empresarial de que ela é responsável pelo desenvolvimento do setor.
– Só enxergo o desenvolvimento do turismo se houver a participação maciça de todo o segmento – disse o prefeito Tuca, dirigindo-se aos empresários, donos de hotéis, pousadas, restaurantes etc.
– As ações não podem ser tomadas só pelo poder público, o empresariado deve estar engajado – ressaltou Maria Auxiliadora, do Sebrae. Sérgio Mello, da TurisRio, aproveitou para elogiar a resposta positiva dada ao seminário pela classe empresarial, que compareceu em grande número. – O destino do turismo em Angra está com vocês, empresários.
No mesmo sentido, Airton Nogueira explicou a parceria: – O turismo é uma atividade que precisa de articulação permanente. Quem vende o produto, como o quarto do hotel ou da pousada, é o setor privado, mas a matéria-prima é pública: rios, praias, cachoeiras. Para o turista não basta estar instalado em um hotel. Ele terá que passar por rodovias, ir à praia – disse o representante do Ministério do Turismo, sobre a importância da infraestrutura.
O vereador José Maria trouxe à discussão o exemplo de Dubai, cidade dos Emirados Árabes, que mesmo localizada no meio de um deserto conseguiu implementar e desenvolver seu turismo e hoje atrai visitantes do mundo inteiro.
– Não estamos em cima de poços de petróleo, como Dubai, mas Deus nos deu algo muito mais valioso, que são nossas belezas naturais – disse o vereador, lembrando a todos do potencial que Angra dos Reis tem para o setor.
A TurisAngra mostrou algumas de suas iniciativas já realizadas ou em fase de implementação pela atual gestão, como o inventário turístico, o portal do turismo, a reativação do Trem da Mata Atlântica, o projeto Nado Livre, o programa de sensibilização turística, a sinalização turística, a criação de pórticos e postos de informações, dentre outras.
– O prefeito Tuca Jordão tem se empenhado e estado presente nas discussões sobre turismo – afirmou Marcus Veníssius Barbosa. – A indústria do turismo, sem dúvida, pode transformar este município – concluiu. – Este segmento pode ser o maior potencializador de riquezas de nossa cidade – afirmou Tuca, em seguida. O prefeito também adiantou que pretende construir um centro de convenções para a cidade sediar seus grandes eventos.
Para encerrar a noite de abertura, o ex-prefeito de Gramado e grande convidado do primeiro dia do seminário, Pedro Bertolucci, fez sua palestra, onde falou da relação entre a gestão pública e o desenvolvimento do turismo. Sua apresentação baseou-se na experiência de Gramado, cidade que atualmente atrai, por ano, dois milhões e meio de turistas.
– Não basta só contemplar a natureza, é preciso buscar inovação e transformação – ensina Bertolucci, dando exemplos como os dos festivais de cinema e de publicidade sediados naquela cidade, famosos em todo o país, além da Festa do Colono, Natal Luz, dentre outros. Todos, criados e planejados para estimular o turismo e divulgar a cidade. De acordo com o ex-prefeito, em Gramado, até o chocolate caseiro foi “trabalhado” para virar marca registrada da cidade.
A palestra de Bertolucci também serviu para mostrar como o desenvolvimento do turismo passa pelo aprimoramento da administração pública e pela busca da modernização da gestão pública. Em seu governo, Gramado se tornou a primeira prefeitura do Brasil e a segunda do mundo a obter o selo de qualidade ISO 9001.
– Uma prefeitura deve se modernizar e se desenvolver como qualquer empresa – resumiu o palestrante.