Começa no dia 1º de outubro e vai até 5 de novembro o período de recadastramento para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Angra. Feito pelo Instituto de Previdência Social do Município de Angra dos Reis (AngraPrev), o recadastramento tem como objetivo a atualização dos dados dos beneficiários, como endereço, telefone e número de dependentes, além de constatar se ele está vivo, para garantir a continuidade do recebimento de seus proventos. Todos os aposentados e pensionistas estão incluídos e terão que participar. Os dias e horários são previamente agendados.
As carteirinhas de identificação de aposentados e pensionistas, uma inovação adotada pelo AngraPrev neste ano, facilita o procedimento de recadastramento. Aqueles que já a possuem não precisam apresentar nenhum outro documento, bastando apenas apresentar a carteirinha. No entanto, caso tenha havido alguma alteração em seus dados pessoais, será preciso apresentar documentação que comprove a alteração. Exemplo: comprovante de residência, em caso de mudança de endereço, certidão de nascimento de filhos ou algum comprovante de união estável, nos casos de inclusão de filhos ou cônjuge como dependentes.
Aqueles que ainda não possuem a carteirinha devem apresentar carteira de identidade e CPF, além da documentação que comprove alterações nos dados pessoais, se for o caso.
Os aposentados e pensionistas deverão se dirigir à sede do AngraPrev, na rua Arcebispo Santos, 32, Centro, com a documentação. Mais informações pelos telefones 3377-4632 ou 3365-5260. Caso alguém esteja impossibilitado de locomoção em razão de problemas de saúde, basta comunicar ao AngraPrev e um funcionário da instituição irá ao local de residência ou hospital para efetuar o recadastramento. Vale ressaltar que o AngraPrev já enviou carta aos aposentados e pensionistas comunicando o agendamento, com dia e horários. Em caso de dúvidas, basta consultar o site da Prefeitura de Angra (www.angra.rj.gov.br), através dos links
O recadastramento é feito anualmente pelo AngraPrev. A partir do ano que vem não haverá mais um período específico de recadastramento, que passará a ser contínuo, feito sempre no mês do dia de aniversário do aposentado ou pensionista.
– Sendo no mês de seu aniversário, fica mais fácil para o aposentado lembrar. Além disso, o recadastramento será feito aos poucos, evitando que o instituto se ocupe tanto com ele em um período do ano – explicou Neuza Maria Gonçalves, gerente de Benefícios e coordenadora do recadastramento.
CARTEIRINHAS
Cerca da metade dos aposentados e pensionistas da Prefeitura de Angra já aderiu às carteirinhas de identificação distribuídas pelo AngraPrev. A medida foi adotada visando à humanização da relação entre a prefeitura e seus servidores inativos. O uso das carteiras de identificação serve como comprovante da condição de aposentado, substituindo a apresentação do contracheque para ter acesso a benefícios como descontos em teatro, cinema etc. É válida como um documento de identificação normal. Aposentados e pensionistas que quiserem pedir suas carteirinhas devem ir ao AngraPrev, preencher a ficha de requerimento, munidos de CPF e identidade e dizer o tipo sanguíneo. A foto é feita na hora. Mais informações pelo telefone 3365-5388 ou 3365-5260.