A Fusar está organizando nesta semana o 1º Encontro de Pessoas Vivendo com HIV/Aids de Angra dos Reis e Baía da Ilha Grande. O evento acontece no Centro de Integração Humana Serenar, até esta sexta-feira, dia 2 de outubro, e reúne pacientes portadores do HIV de Angra e cidades vizinhas que são assistidos pelo Programa Municipal de DST/Aids da Fusar. Sessenta pessoas estão inscritas para participar do evento. O objetivo é promover a integração entre os portadores, para que cada um tenha contato com outros que convivem com os mesmos problemas, divulgar informações que os auxiliem no convívio com a doença e na solução de problemas dela decorrentes. A iniciativa também visa fazer de cada participante um multiplicador, divulgando informações sobre a prevenção da doença àqueles que não são portadores.
A abertura foi realizada nesta segunda-feira, dia 28, e teve a participação do superintendente de Vigilância Epidemiológica da Fusar, Diogo Ruiz, da coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, a médica Cíntia Duarte, da representante do gabinete do prefeito Tuca Jordão, Eva Maria Bastos, além dos representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP) do Médio Paraíba, Jaime Pereira, diretor administrativo, e Guilherme Machado, advogado, que coordena o projeto Direito para Todos II, que presta assessoria jurídica para os portadores e seus familiares e integra a RNP.
– O dia de hoje representa um grande avanço na questão da assistência aos portadores, que não é só medicação, consulta e internação, mas também convivência, de modo que todos possam trocar experiências e informações – disse Diogo Ruiz.
– Queremos que cada um de vocês seja um multiplicador, passando informações para outros – destacou Guilherme Machado, da RNP. O encontro, que irá contar com palestras e atendimento jurídico, vai abordar assuntos como ativismo, importância da atividade física, relação entre médico e paciente, e irá resultar em um documento, elaborado na sexta-feira, com todos os anseios dos participantes no que diz respeito à assistência e ao atendimento.