A Prefeitura de Angra e a TurisAngra realizaram nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Hotel Meliá, o 1º Seminário de Turismo de Angra dos Reis. O evento reuniu o trade turístico do município, que inclui empresários ligados direta ou indiretamente ao setor, além de estudantes de turismo, autoridades do governo municipal e de órgãos de representação da atividade turística no país. Além de discutir e promover a importância da gestão turística, durante o seminário foram eleitos alguns nomes que irão integrar o novo Conselho Municipal de Turismo, responsável por coordenar, incentivar e promover o turismo no município. Também foram definidos os critérios para a concessão do Selo de Qualidade, que irá funcionar como um indutor para a melhoria contínua de produtos e serviços do setor.
O novo Conselho Municipal de Turismo será composto por 23 membros: sete representantes do Poder Executivo Municipal, sendo três da TurisAngra, um da Secretaria de Governo e Defesa Civil, um da Secretaria de Atividades Econômicas, um da Secretaria de Meio Ambiente e um da Cultuar; um representante do Poder Legislativo; um do Convention e Visitors Bureau; um do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); um representante da Ilha Grande; além de um representante para cada uma das 12 Câmaras Setoriais, que representam atividades ligadas ao turismo. Com exceção dos representantes das Câmaras, eleitos durante o seminário, os demais serão escolhidos pelos respectivos órgãos representados.
O projeto de lei com essa nova composição do Conselho será encaminhado à Câmara dos Vereadores e, se aprovado, irá revogar a lei municipal 433/L.O./95, que definia a antiga formação, com 13 membros. As mudanças acompanham alterações na estrutura administrativa da prefeitura, já que em 95, ano da antiga lei, ainda não existia a TurisAngra, e também ampliam a representatividade e o espaço para as discussões, com o aumento do número de Câmaras Setoriais envolvidas.
As Câmaras Setoriais puderam expor suas principais questões e sugerir soluções. As ações prioritárias, definidas por cada uma delas, foram incluídas na ata do seminário e servirão como diretrizes na gestão do turismo.
Outro dos assuntos principais do seminário foi o Selo Angra dos Reis de Qualidade no Turismo. Seus critérios de concessão e regras foram apresentados, discutidos e aprovados. A empresa responsável pelas avaliações do Selo, assim como pelo Inventário Turístico, é o Instituto Ideias, que vencera a licitação para os serviços.
Os setores analisados serão instituições históricas e culturais, como arquivos, bibliotecas, centros culturais, cinemas e salas de vídeo, museus, galerias de exposição e arte e teatros; patrimônio cultural material, como arquitetura e monumentos; espaços para eventos; empreendimentos rurais com fins lucrativos; atrativos naturais; meios de hospedagem; estabelecimentos de alimentação, como restaurantes, bares, barracas, quiosques, sorveterias e lanchonetes; serviços de camping; equipamentos e serviços de entretenimento; agências de viagem; transportadoras turísticas; empresas de aluguel de barcos para passeio; comércio turístico; oportunidades especiais de compras, como shoppings, galerias, mercados e feiras; locadoras de veículos de uso turístico; e postos de combustível.
Os critérios de avaliação serão, para atrativos culturais e naturais, grau de uso (volume de fluxo turístico e sua importância para o município), representatividade (singularidade ou raridade do atrativo), apoio local e comunitário, estado de conservação da paisagem circundante, infraestrutura e acesso; para outros tipos de estabelecimentos os critérios serão situação legal, infraestrutura, gestão do negócio, atendimento ao turista e visitante, gestão de qualidade, segurança para o turista e visitante, parceria, cooperação e representatividade, responsabilidade socioambiental e serviços ou atividades agregadas. Os selos serão concedidos nas categorias ouro, prata e bronze, conforme as pontuações. As avaliações já começaram, juntamente com a elaboração do Inventário Turístico.
Participaram do seminário o prefeito Tuca Jordão e o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, além de vereadores, representantes do Ministério do Turismo, TurisRio, Sebrae etc. O evento contou com palestras sobre assuntos relevantes para o setor, como “Gestão empreendedora”, “A importância da Copa do Mundo de 2014 para o fomento do turismo no interior do estado” e “Políticas públicas de turismo e sustentabilidade”. A TurisAngra apresentou diversas de suas iniciativas já realizadas ou em fase de implementação pela atual gestão, como o inventário turístico, o portal do turismo, a reativação do Trem da Mata Atlântica, o projeto Nado Livre, o programa de sensibilização turística, a sinalização turística, a criação de pórticos e postos de informações, dentre outras.
A TurisAngra está elaborando um livro onde irão constar as diretrizes, ata, nome dos conselheiros e demais atividades do Seminário de Turismo de Angra dos Reis. O livro ficará pronto em poucos dias.
NOMES DE INTEGRANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO E ALGUMAS DAS PRINCIPAIS DIRETRIZES DAS CÂMARAS SETORIAIS
Câmara Setorial de Comércio
Conselheiro eleito: Wagner Junqueira (Costa Verde Tintas)
Suplente eleito: Jamil Afif (Grupo Naim)
Principais diretrizes: incentivo fiscal para investidores que desejam construir estacionamentos; redefinição de horários de funcionamento para o comércio a partir de entendimentos com o setor
Câmara Setorial de Operadoras de Mergulho Subaquático
Conselheiro eleito: Márcio Braccialli (Embarcação Luz do Dia)
Suplente eleito: Carlos Pompei (Frade Dive)
Principais diretrizes: necessidade de uma campanha com mídia nacional e internacional; identificação e qualificação das embarcações próprias para a atividade de mergulho
Câmara Setorial de Agências / Operadoras de Turismo
Conselheiro eleito: Alexandre Gelpke (Ilha Grande Turismo)
Suplente eleito: Eufrásio Cipriano (Doce Angra)
Principais diretrizes: estabelecer um prazo para a legalização das empresas do setor e, após este, que sejam aplicadas as penalidades; reapropriação e municipalização do Cais de Freguesia de Santana
Câmara Setorial de Pousadas / Albergues / Campings
Conselheiro eleito: Ana Paula Ueti (Pousada Recanto dos Pássaros)
Suplente eleito: Júlio de Marchi (Pousada Pier 7400)
Principais diretrizes: benefícios na carga tributária, participação no plano de marketing e medidas de conscientização socioambiental
Câmara Setorial de Artesanato
Conselheiro eleito: Aldarizé Praciano Rodrigues (Associação de Artesanato de Angra dos Reis)
Suplente eleito: Vera Lúcia dos Santos Nascimento (presidente da Organização dos Artistas e Artesãos de Angra dos Reis)
Principais diretrizes: maior divulgação e incentivos para o escoamento da produção
Câmara Setorial de Bares e Restaurantes
Conselheiro eleito: Regina Maria Nicolau Silva (Restaurante Delícias de Lurdinha)
Suplente eleito: Dirceu Borin (Flutuante Bicho do Mar)
Principais diretrizes: qualificação da mão-de-obra e colocação de mais horários de ônibus (com mais opções de itinerários até mais tarde)
Câmara Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural
Conselheiro eleito: Ednéa do Marco Pascoal (historiadora)
Suplente eleito: Fernando Miguel P. da Silva (arquiteto / Conselho Municipal de Cultura)
Principais diretrizes: Criação de órgão gestor que centralize a política patrimonial, material móvel, imóvel e imaterial, com responsabilidade e capacidade técnica para intervir e gerir esse patrimônio; elaborar um calendário turístico cultural trianual, sem “engessá-lo”, de modo a ser possível a inclusão de mais eventos (com antecedência)
Câmara Setorial de Guias de Turismo
Conselheiro eleito: Alexandre Cuellar de Oliveira e Silva (guia de turismo)
Suplente eleito: Márcio Miller de Castro (estudante do Senac)
Principais diretrizes: promoção e marketing do destino “Angra dos Reis e Ilha Grande” voltados para o ecoturismo, turismo de aventura e atividades histórico-culturais; maior fiscalização para combater a informalidade do setor
Câmara Setorial de Entretenimento e Lazer
Conselheiro eleito: Júlio Cesar de Souza Fonseca (Litoral Eventos)
Suplente eleito: Ariane Pacheco Porciúncula (Editora Novo Rumo)
Principais diretrizes: definição de políticas de incentivo fiscal para atrair novos investimentos para o setor; criação de um polo gastronômico permanente no centro da cidade, com o objetivo de realizar eventos para o segmento
Câmara Setorial de Estudantes de Turismo
Conselheiro eleito: Hugo Almeida Carlos Satiro (coordenador do curso de licenciatura em Turismo - Cederj)
Suplente eleito: Fátima Rosa (estudante do curso de licenciatura em Turismo – Cederj)
Principais diretrizes: priorização do Profissional qualificado em turismo, nas áreas de estágio e diversas atividades profissionais; investimentos em projetos de capacitação de profissionais na área de turismo
Câmara Setorial Hotéis / Resorts
Conselheiro eleito: Josilucia Matos (Angra Fashion Hotel Resort)
Suplente eleito: Eliane Bezerra de Araújo (Hotel Sítio do Lobo)
Principais diretrizes: Adesão de todos os hotéis e resorts no Selo de Qualidade; apoio ao trade turístico na montagem e realização de programas de capacitação, por meio de seus funcionários qualificados
Câmara Setorial de Meio Ambiente
O conselheiro e o suplente serão escolhidos em reunião junto ao Conselho da APA de Tamoios.
Principais diretrizes: valorizar e incentivar o turismo nas praias do continente, através da melhora da qualidade ambiental e da balneabilidade; incentivar o saneamento nas ilhas e continente e a separação dos resíduos sólidos nos hotéis, pousadas e campings do município.